quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tiago 5:1-2

Tiago 5:1-2 - Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
EIA, POIS, AGORA VÓS. O autor começa uma nova secção de sua epístola, desta vez para alertar aos que só dão valor as coisas matérias, sobre os seus futuros, e os resultados espirituais, em depositarem suas confianças nas riquezas. Quando na verdade o homem foi criado para depender de Deus e depositar sua confiança no seu trabalhar em prol dos seus filhos. Se alguém espera nas providências do Criador, então, o Senhor supre as suas necessidades e não lhe deixa faltar nada do que precisa.

RICOS. Estes são aqueles que acumulam bens materiais para si ou para os seus, em decorrência dos negócios que desenvolvem ou por herdarem dos seus antepassados. Também são ricos aqueles que por astúcias ocupam cargos importantes na administração pública e que usam tais posições para o enriquecimento ilícito, isso porque surrupiam os recursos públicos para transferir o que é do povo para seus patrimônios particulares. Também são ricos aqueles que se tornam ídolos das massas.

CHORAI E PRANTEAI. Ser rico para a sociedade é sinônimo de ser sortudo, de ser feliz, de ter tudo que deseja e quer. Porem, para Deus e o seu reino, as coisas matérias tem valor diferente do que os homens imaginam, porque para o Senhor, o que mais tem valor são as coisas eternas, e não as que são passageiras e transitórias. Portanto, os que se acham ricos das coisas materiais, em vez de viverem se vangloriando de possuírem riquezas, deviam mesmo era lamentarem-se por suas situações.

POR VOSSAS MISÉRIAS. O evangelho conclama de bem-aventurados os pobres, os humildes e mansos, porque deles é o reino dos céus. Do outro lado, as Escrituras reprovam os ricos opressores, os que se acham autossuficientes, os ateus e orgulhosos que zombam de Deus. Jesus pergunta: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. De forma que, Deus vê como lamentável a situação daqueles que só valorizam as coisas matérias em detrimento das espirituais.

QUE SOBRE VÓS HÃO DE VIR. O escritor esta se referindo ao destino futuro e a eternidade daqueles que só vivem para o mundo e para as coisas materiais. De que adianta a pessoa ser rica, poderosa economicamente ou famosa perante as massas e quando partir desta vida para a outra ser reprovada pela justiça divina e passar a eternidade no inferno, lugar de tormento, dor e sofrimentos? Ninguém se engane, porque esta será a realidade de todos aqueles que desprezam a Deus e o evangelho.

AS VOSSAS RIQUEZAS ESTÃO APODRECIDAS. Aqui na terra, o valor das pessoas é medido por aquilo que ela possui de bens materiais. Mas, aos olhos de Deus a regra é diferente, para o Senhor, as coisas materiais são podres, sem valor e só prejudica.

E AS VOSSAS VESTES ESTÃO COMIDAS DE TRAÇAS. Neste caso, as vestes representam o poder, a influência e a aparência de uma pessoa diante da sociedade. Nada disso tem valor diante de Deus, porque tudo isso há de passar. O que Deus quer das pessoas é a simplicidade, a humildade e o reconhecimento de que grande é só o Senhor Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...