terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Tiago 4:15-16

Tiago 4:15-16 - Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
EM LUGAR DO QUE DEVEIS DIZER. Agora, o autor mostra a verdade de como deveriam agir os seres humanos de um modo geral, com relação à vontade do Criador de todas as coisas, ele que é o único legislador universal. O homem natural, faz e acontece conforme as suas próprias vontades, se aproveitando do seu livre arbítrio, constrói os seus próprios planos e projetos, que no final das contas dá tudo errado, porque confia em si mesmo e não em Deus, que governa sobre tudo e sobre todos.

SE O SENHOR QUISER. O conselho do escritor é que os seus leitores se submetam a vontade e o querer do Senhor que fez os céu e a terra, ele que é o governante de todos os eventos importantes ou não da vida dos seres humanos. Os nossos sonhos só se realizarão se estiverem de acordo com a vontade de Deus, bem como os nossos planos só se concretizarão se reconhecermos que o Senhor é quem nos faz alcançar os nossos objetivos de vida. Precisamos ser dependentes de Deus em tudo que fizermos.

E SE VIVERMOS. O homem natural, faz seus planejamentos, se esforça ao máximo para idealizar seus empreendimentos, mas muitos ou todos os seus sonhos chegam ao fim, quando são alcançados de surpresa pela morte. O homem na sua soberba acha que a sua vida biológica nunca vai chegar ao fim, por isso que se gastam em suas atividades materiais em busca de riquezas, porem, tudo termina em nada, porque assim como nasceu um dia, também chegará o seu fim, com a morte física.

FAREMOS ISTO OU AQUILO. Para que o ser humano possa concretizar os seus objetivos, realizar seus sonhos e tornar realidade seus planos, ele depende de duas coisas importantes. Primeira, se faz necessário que os seus planejamentos estejam de acordo com a vontade de Deus, porque se não tiver, nada feito. Depois, não adianta sonhar e planejar grandes projetos para o futuro, se a morte chega de repente e põe fim tudo que o homem desejou que acontecesse. Tudo é vaidade.

MAS AGORA VOS GLORIAIS. Os ímpios fazem questão de contrariar a vontade de Deus se vangloriando de nada, porque toda glória humana, não passa de pura vaidade. Por mais que o homem alcance grandes riquezas em seus empreendimentos financeiros, ainda que o ser humano se torne poderoso e influente, ao ponto de governar uma nação ou se torne famoso, como um ídolo das massas populares, termina em nada, porque sua vida é como um vapor que aparece de repente, mas que logo passa.

EM VOSSAS PRESUNÇÕES. O autor se refere às formas com que os ímpios se gabam de suas arrogâncias. Eles são soberbos e prepotentes, ao ponto de acharem que são alguma coisa, por ocuparem posições de destaques perante a sociedade e as pessoas.

TODA GLÓRIA COMO ESTA É MALIGNA. O escritor termina por mostrar a fonte de toda a arrogância humana, que é justamente o diabo com os seus demônios. O império das trevas se rebelou contra “o Criador, o Deus único e verdadeiro”, e tem também buscado influenciar o ser humano a tomar o mesmo caminho da rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...