quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Tiago 4:9-10

Tiago 4:9-10 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
SENTI AS VOSSAS MISÉRIAS. O autor apela para a sensibilidade e para o senso de consciência dos seus leitores, no sentido de reconhecerem o estado lamentável em que eles se encontravam naquele momento. A hipocrisia religiosa tem o objetivo de adormecer a consciência das pessoas para que não possam perceber os seus próprios erros, e com isso, os praticantes da religiosidade artificial, mesmo que estejam errados, mas acham que estão certos. E isso é chamado pela bíblia de morte espiritual.

LAMENTAI E CHORAI. Em vez de se ufanarei da sua religiosidade, os leitores de Tiago deviam mesmo era se vestirem de sacos de estopas e se jogarem na cinza, como faziam os antigos em ato de humilhação, pelo estado deplorável em que eles se encontravam. No texto anterior o escritor acusa seus leitores de dupla personalidade, o que em outras palavras ele quer dizer a mesma coisa neste texto presente. Estava de fato acontecendo uma inversão de valores, e não a realidade.

CONVERTA-SE O VOSSO RISO EM PRATO. Aparentemente estava tudo bem, quando na verdade estava tudo mal, com todos aqueles que se mostravam perfeitos, mas que de foto eram os mais errados da sociedade. O escritor chama os seus leitores a responsabilidade para que assumam cada um o seu perfil verdadeiro, até porque, certamente eram lideranças religiosas que precisavam dar bons exemplos para os seus liderados. Em vez de ficarem rindo a tua, deviam mesmo era chorar e prantear.

E O VOSSO GOZO EM TRISTEZA. Os destinatários desta epístola viviam enganando os outros, assumindo um status, que não representava a realidade nem a verdade, é o que o autor chama de duplo ânimo no texto anterior. Eles não tinham motivos para viverem mostrando os dentes para os outros em seus sorrisos mascarados de felicidade, quando deviam estar tomados de tristeza e amargura, pela situação deplorável em que viviam. Todos os dias, precisamos nos concertar diante de Deus.

HUMILHAI-VOS. O que Deus espera dos homens é o reconhecimento de que são todos falhos, que todos os dias pecam por atos, palavras e pensamentos, e que para manter comunhão com o Deus que é santo, eles precisam de um verdadeiro arrependimento. Se humilhar é confessar perante o Senhor as iniquidades e as transgressões praticadas todos os dias, porque assim sendo, receberão perdão.

PERANTE O SENHOR. Esse é o devido reconhecimento da grandeza do Deus Criador, pelo homem, que é a imagem e semelhança do Senhor. O homem deve se prostrar perante o Senhorio do Deus Todo-poderoso em reconhecimento ao seu governo universal e domínio sem limites. O Senhor Deus está acima de tudo e de todos.

E ELE VOS EXALTARÁ. Quando os filhos dos homens reconhecem o poderio de Deus e que a ele deve honra e glória, o Senhor exalta o homem com o perdão dos seus pecados, e o abençoa com toda sorte de bênção. O amor e a misericórdia do Senhor são capazes de levantar o mais vil pecador e o honrar com os dons espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...