terça-feira, 7 de junho de 2016

1 João 4:1

1 João 4:1 - Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
AMADOS. Esse é um termo de tratamento recorrente nos escritos de João, em demonstração do quanto ele era amoroso para com seus leitores e seguidores de Cristo. É tanto que, o apóstolo João ficou sendo conhecido pela tradição cristã como sendo o apóstolo do amor. Mas, este mesmo termo também é usado neste texto, como preparação sobre o assunto de grande importância que o autor enseja tratar. A questão das manifestações espirituais tinham que ser tratadas de forma relevante pelo apóstolo.

NÃO CREIAIS. Como uma das lideranças exponenciais dentro do corpo ministerial do cristianismo primitivo, o apóstolo João deseja imprimir sua marca no coração dos seus leitores, como alguém que estava preocupado com os fatos espirituais que estavam ocorrendo. E que isso servisse de alerta para todos eles, porque nem todas as manifestações espirituais provinham de Deus, portanto, a igreja precisava ficar atenta, no sentido de não dar crédito a todos os que se diziam profetas ou pregadores.

A TODO ESPÍRITO. A palavra “espírito” esta escrita com letra inicial minúscula, indicando de que não se trata do Espírito de Deus, mas sim do espírito humano, que está sobre cada um dos seres humanos ou pode também se referir aos espíritos dos anjos caídos, que são os demônios ou o próprio diabo. João já havia abordado o assunto da manifestação dos espíritos dos anticristos, que muitos já estavam no mundo. Seja como for, estes espíritos são enganadores e que se manifestam com a intenção de mentir.

MAS PROVAI. As coisas espirituais são por demais sérias, portanto, merecem uma investigação para se provar se elas procedem de Deus ou do mundo das trevas. Simplesmente pelo fato de alguém fazer parte de uma denominação ou organização religiosa, não significa dizer que esta pessoa é de Deus. Quem de fato está em Cristo e Cristo nele, esse anda como Cristo andou e pensa como Cristo pensou, porque tem a mente de Cristo. Nesta época, tinham muitos farsantes se infiltrando no meio da igreja.

SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS. Nos dias de hoje, quase não se utiliza o meio recomendado pelo evangelho, no que tange a verificação ou prova, se os espíritos são de Deus ou não, por isso que, muitos demônios estão falando por meio dos seus instrumentos nas igrejas, como se fosse normal. A igreja de Cristo precisa buscar o dom do discernimento de espírito, para que o Espírito de Deus fale na igreja, e não os demônios.

PORQUE JÁ MUITOS FALSOS PROFETAS. É preciso que os líderes do cristianismo tenham todo cuidado possível para que os falsos profetas, que são usados pelos espíritos das trevas, não domine o ambiente da igreja. Aqueles que estão à frente das igrejas devem intervir sempre que perceberem, que as profecias não estejam no centro da vontade de Deus.

SE TEM LEVANTADO NO MUNDO. Certamente, o apóstolo se refere aos antigos falsos profetas, que também se manifestaram na história religiosa do mundo. Como também, nos dias do autor não seria diferente, muitos falsos profetas estavam se levantando, sendo usados pelos demônios. Muito mais nos dias de hoje, tudo isso é recorrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...