quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:9

Gálatas 4:9 - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
MAS AGORA. O antes seria o tempo da lei, em que os judeus eram obrigados a guardarem listas intermináveis e impraticáveis de regras do judaísmo, como também os gentios que antes pertenciam ao paganismo da mesma forma eram obrigados a cumprirem os rituais e cerimônias dedicados aos que não eram deuses. Mas agora, se refere ao novo tempo em que tanto judeus quanto gentios faziam parte da igreja de Cristo e que não eram mais submetidos à servidão das seitas heréticas do paganismo.

CONHECENDO A DEUS. Esse Deus sobre o qual se refere o apóstolo diz respeito ao Deus Pai, mas que dentro do Novo Testamento pode ser o Deus Filho, que como o Emanuel era Deus conosco, e ele próprio confessou ser Deus, ao declarar: Eu e o Pai somos um (João 10:30) O apóstolo dos gentios, por meio do evangelho por ele pregado, tornou Deus conhecido dos seus leitores, e assim sendo, eles todos sabiam de quem era Deus.

OU, ANTES SENDO CONHECIDOS POR DEUS. No entanto, muito mais do que conhecer a Deus era o fato de que Deus também conhecia os leitores de Paulo. E isso nos ensina sobre a comunhão que havia de Deus para com os cristãos da Galácia. Como também nos fala da importância que o grande Deus estava dando, pelo fato de que os leitores de Paulo tiveram o privilégio de serem escolhidos de Deus e conviverem com o Senhor.

COMO TORNAIS OUTRA VEZ. O fundador das igrejas na Galácia percebia que os seus filhos na fé estavam tendo uma tendência a apostatarem de sua fé. E apostatar é o abandono consciente das convicções e conhecimentos adquiridos das verdades do evangelho. Era triste para o apóstolo dos gentios ver que os seus trabalhos e labutas em prol dos seus filhos na fé, estava a ponto de se tornarem em vão, por se desviarem da fé.

A ESSES RUDIMENTOS. Que tipos de rudimentos são esses que o autor se refere? Certamente o escritor se reporta sobre aqueles que vieram do judaísmo, se converteram ao cristianismo, e que agora estava voltando às fábulas da lei de Moisés. Como também ele se dirige aos gentios que antes pertenciam ao paganismo, chegaram a se converter ao cristianismo e que outra vez estavam se desviando para o legalista judaico.

FRACOS E POBRES. Paulo chama a legislação de Moisés de rudimentos fracos e pobres, porque ela não teve condições de melhorar a condição dos seguidores do judaísmo, pelo contrário, pelas suas regras impraticáveis mostrou o quanto o ser humano é fraco e falho. Da mesma forma, o autor chama os elementos religiosos do paganismo de fracos e pobres, porque em vez de levarem as pessoas a Deus, os afastavam cada vez mais.

AOS QUAIS DE NOVO QUEREIS SERVIR. Este “servir” ao qual Paulo se reporta, diz respeito à vida religiosa em que as pessoas buscavam levar. A apostasia dos seus leitores deixava o escritor atônito, porque em vez de progredirem na fé do evangelho, eles estavam recuando para rudimentos fracos e pobres, que só levavam os seus seguidores a serem submergidos na destruição, na degradação e na condenação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...