sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:13

Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
PORQUE VÓS, IRMÃOS. Neste texto, o autor muda o foco de suas palavras para os irmãos das igrejas da Galácia, isso porque, no texto anterior ele faz um ataque forte contra os seus opositores, aqueles que estavam invadindo os campos missionários conquistados pelo apóstolo para por meio de suas heresias tornarem os seguidores de Cristo presas fáceis do judaísmo. Tratar uns aos outros de irmãos era um costume comum entre todos aqueles que receberam a Cristo como Senhor e Salvador, é o que diz (João 1:11).

FOSTES CHAMADOS. Todos aqueles que fazem parte da igreja remida de Cristo Jesus foram chamados pelo Senhor para fazerem parte do seu reino que é o reino da luz e da verdade. A chamada cristã tem tudo a ver com a escolha e nomeação de Cristo na vida de todos aqueles que fazem a sua vontade (João 16:15). Como também esta mesma chamada se identifica com a predestinação apontada por Paulo em (Efésios 1:4-6). Ao mesmo tempo esta chamada passa pela justificação e glorificação dos escolhidos de Deus.

À LIBERDADE. Aqueles que faziam parte do judaísmo não contavam com a mesma liberdade com que os seguidores do cristianismo desfrutavam, nem desfrutam. Isso porque, aqueles que eram circuncidados, conforme o pacto Abraâmico, ficavam na obrigação de cumprirem todas as exigências da legislação de Moisés, o que para o apóstolo dos gentios, se tornava um fardo pesado e difícil de suportar. Isso é fato.

NÃO USEIS ENTÃO DA LIBERDADE. Os cristãos verdadeiros estavam livres das amarras da lei, mas para o escritor não podiam usar de tal liberdade para fazerem o que desse na teia. O fato de alguém fazer parte do cristianismo isso não o torna imune às práticas do pecado e da desobediência. A liberdade cristã deve ser usada para render glórias ao nome do Senhor, isso porque, tudo que um servo de Cristo faz, é para glórias de Deus.

PARA DAR OCASIÃO A CARNE. Uma das provas evidentes de que realmente alguém nasceu de novo, conforme a regeneração espiritual é quando tal pessoa renuncia as obras da carne para ser guiado pelo Espírito de Deus. Dar ocasião à carne é deixar de fazer a vontade de Deus para realizar os prazeres desta vida. O seguidor do evangelho está livre da servidão da lei, mas isso não quer dizer que ele deve fazer o que o mundo oferece.

MAS SERVI-VOS UNS AOS OUTROS. A igreja primitiva precisava em muito se unir para vencer as dificuldades daquela época, até porque, muitos dos seguidores de Cristo quando se convertiam ao cristianismo tinham seus bens confiscados pelo estado romano, e com isso ficavam de repente pobres economicamente. Portanto, a união de esforços, no sentido de se ajudarem mutuamente seria mais que necessário neste momento.

PELO AMOR. A igreja do primeiro século ainda respirava o cheiro suave dos ensinamentos de Cristo, que estavam sendo repassados pelos seus apóstolos e líderes da igreja amada de Cristo. O Senhor Jesus pediu aos seus seguidores, que os seus discípulos amassem uns aos outros como se ama a si próprio. A medida do amor fraternal é algo que preenche a vida da igreja do Senhor Jesus, como quem segue seu próprio exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...