domingo, 26 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:21

Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
INVEJA. A inveja é uma das obras da carne que mais prejudica o relacionamento entre as pessoas. Todos aqueles que são abençoados ricamente por Deus são vítimas daqueles que não se contentam por ver o seu próximo se dá bem, enquanto sua situação cada vez mais só piora. A inveja lança suas raízes até mesmo no meio do povo de Deus, naqueles casos em que, aqueles que estão em destaque percebem que os simples e humildes são abençoados com os dons de Deus, então, por inveja, investem contra os mais fracos.

HOMICÍDIO. Geralmente o homicídio é praticado contra a vida daqueles em que o homicida tem como uma ameaça para sua vida ou seus interesses. Os motivos que levam o ser humano a tirar a vida do seu próximo são os mais diversos, porem, na maioria dos casos é pura maldade do ofensor. Sem falar no homicídio espiritual, que é gerar a morte espiritual de alguém, contribuir para que alguém se desvie de Cristo é matar a alma.

BEBEDICES, GLUTONARIAS. Muitas vezes no judaísmo, em suas celebrações ritualísticas, cerimonialísticas e pragmáticas suas festanças eram regadas a muitas bebidas e com a comilança em forma de glutonaria. Será que nos dias de hoje isso não está sendo praticado de outra forma? Com festas regadas a muito refrigerantes e outros tipos de bebidas, com banquetes e muita comida, onde a glutonaria entre em evidência?

E COISAS SEMELHANTES A ESTAS. A igreja de Cristo foi chamada para fora do mundo, e com isso, entende-se que, tem que haver diferença entre o que fazem os ímpios e o que pratica o povo de Deus. As mesmas coisas que fazem o povo do mundo, não podem ser imitadas pelo rebanho do Senhor. Quando se diz que a igreja é “separada” subtende que ela não pode ser mundana, mas sim, dedicada para Deus e o seu reino.

A CERCA DAS QUAIS VOS DECLARO, COMO JÁ ANTES VOS DISSE. Estas mesmas coisas que o apóstolo estava escrevendo nesta sua carta e por meio destas exortações, eram as mesmas que ele pregava e ensinava quando esteve pessoalmente, e quando fundou as igrejas ou comunidades cristãs na Galácia. E ele não estava escrevendo para os ímpios nem para os incrédulos, mas ele tentava a alertando o povo de Deus e de Cristo.

QUE OS QUE COMENTEM TAIS COISAS. Que coisas são estas? Prostituição, adultério, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices e glutonarias. Se o apóstolo estava escrevendo sobre estas coisas é porque certamente elas estavam acontecendo nas igrejas da Galácia. Da mesma forma, de alguma maneira acontece nas igrejas dos dias de hoje.

NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS. Este era um alerta do apóstolo dos gentios para a igreja de Cristo na região da Galácia, com o objetivo de que os servos do Senhor Jesus não se deixassem dominar pelas obras da carne, e no final das contas se prejudicassem quanto à salvação. Esta advertência deve servir de sinal vermelho para os seguidores de Cristo nos dias de hoje, para que, renunciemos as obras da carne pelos frutos do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...