quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:12-13

Gálatas 4:12-13 - Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes. E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne.
IRMÃOS, ROGO-VOS. Apesar de ser, nesta época, uma das mais expressivas das lideranças do cristianismo, o apóstolo dos gentios usa de humildade para com os seus leitores, no sentido de que, pretendia tratar destes assuntos em pé de igualdade, se bem que poderia usar da autoridade de apóstolo. Além do mais, em vez de ordenar sobre suas exortações, ele mais uma vez com simplicidade roga, pede e suplica para que os seguidores de Cristo na Galácia dessem valor e atenção aos seus edificantes conselhos.

QUE SEJAIS COMO EU. Como fundador de igrejas cristãs na região da Galácia, Paulo era bem conhecido dos seus leitores. Ele que era judeu da tribo de Benjamim e por tradição religiosa fariseu, mas isso, antes de ter um encontro com Cristo e ter se convertido ao cristianismo. Agora, como servo de Cristo, não mais seguia os ditames da legislação de Moisés, nem muito menos os rituais pagãs, porem vivia de acordo com o evangelho.

PORQUE TAMBÉM EU SOU COMO VÓS. Agora, vivendo no tempo da graça e pela fé em Cristo Jesus, Paulo não mais seguia as exigências da lei de Moisés, porem, procurava viver de acordo com as novas regras estabelecidas pela nova dispensação da graça de Deus, e pelos parâmetros do evangelho e das doutrinas cristãs. Não mais vivia o apóstolo dos gentios como os judaizantes nem como os cristãos legalistas de Jerusalém.

NENHUM MAL ME FIZESTES. Certamente o apóstolo Paulo se deixa lembrar dos momentos em que, por aquela região anunciava as boas novas do evangelho de Cristo e o quanto foi bem recebido por aqueles que se converteram pela pregação do evangelho. Antes, nenhum mal lhe fizeram, mas, é como se Paulo quisesse dizer que agora estavam lhe prejudicando, porque estavam desconsiderando o seu trabalho naquela região.

E VÓS SABEIS QUE PRIMEIRO VOS ANUNCIEI. Há quem diga que o apóstolo esteve fazendo excursões evangelísticas naquela região por três vezes, quando de suas viagens missionárias. Como também podemos conjecturar que o escritor se refira a sua primeira vez em que esteve pregando o evangelho naquela região e fundando comunidades cristãs. Mas, não temos nem ideia de quanto tempo ele se demorou naquele lugar.

O EVANGELHO. O autor, entre linhas, também deixa-nos transparecer que ele foi o primeiro a pregar o evangelho de Jesus Cristo naquela região. Mas os indicativos nos faz entender que nesta época em que Paulo escrevia aos gálatas, os cristãos legalistas de Jerusalém estavam invadindo aquela região, tentando influenciar os seguidores de Cristo a que voltassem a praticar as exigências e as muitas regras da lei de Moisés.

ESTANDO EM FRAQUEZA DA CARNE. Na realidade, quando Paulo esteve pela primeira vez pregando o evangelho de Cristo na Galácia, ele estava enfermo, o que fez com que ele não tivesse condições de sair para outros campos missionários, e com isso se demorou um pouco mais naquela região. Aprendemos também neste ponto que, mesmo que alguém seja o grande homem de Deus, está da mesma forma, sujeito a ficar doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...