quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:10

Gálatas 5:10 - Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
CONFIO DE VÓS. Apesar dos pesares, ainda há esperança, e é por ela que o apóstolo tinha o caminho rumo a uma luz no fim deste túnel. O escritor conhecia os seus leitores, porque esteve pessoalmente em atividades evangelísticas naquela região, e por conhecer a todos eles, sabe que nem tudo está perdido. O apóstolo entende que os seus filhos na fé estavam sendo enganados pelos cristãos legalistas de Jerusalém, mas que com a chegada desta carta, eles poderiam acordar para a realidade que já conheciam.

NO SENHOR. Mas, acima de tudo, Paulo confia mesmo de verdade é no Senhor, de que aquela situação seria revertida em favor do cristianismo, que estava sendo atacado por defensores do judaísmo. O interesse maior era do Senhor Jesus em lutar juntamente com o apóstolo dos gentios em prol do reino de Deus. Assim como antes, o Senhor havia ajudado a Paulo a levar aquele povo a luz do evangelho, não seria diferente neste momento, até porque as igrejas da Galácia pertencia a Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE NENHUMA OUTRA COISA SENTIREIS. O que o autor mais deseja neste momento era de que os seus leitores retomassem a fé que antes tinham em Cristo Jesus, tendo a certeza de que a graça de Deus era muito melhor para eles, do que se arriscarem a tentar se justificar pelos mandamentos da lei. Verdade é que os destinatários desta carta estavam duvidosos, mas se voltassem aos ensinos de Paulo, dava tudo certo no final.

MAS AQUELE. Não se sabe ao certo quem era este herege que havia chegado naquela região, pregando uma outra maneira de servir a Cristo. O fato é que alguém tinha chegado às igrejas da Galácia espalhando as ideias de que, mesmo as pessoas se convertendo ao cristianismo, tinham que ser circuncidadas e guardarem a legislação de Moisés, coisa esta, que era totalmente contrária a teologia ensinada por Paulo.

QUE VOS INQUIETA. Uma verdadeira confusão estava instalada na cabeça de cada um dos seguidores de Cristo naquele lugar. Porque eram pessoas que vieram do paganismo, se converteram ao cristianismo, e agora estavam sendo persuadidas a seguirem o judaísmo. Como se diz aqui em nossa região, a fé do povo estava pra lá de Bagdá. O que sabemos é que esta carta chegou em boa hora como luz na escuridão deste túnel.

SEJA QUEM FOR. Paulo estava neste momento, furioso contra aquele que estava invadindo seus campos missionários e tentando desfazer seus trabalhos em prol do evangelho de Cristo e da nova dispensação da graça. Mesmo que fosse um dos apóstolos de Jerusalém, não tinha o direito de distorcer o que o apóstolo dos gentios havia feito em toda aquela região, levando os gentios a aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador.

SOFRERÁ A CONDENAÇÃO. Alguns comentaristas do Novo Testamento tentam amortecer esta expressão do apóstolo afirmando que, o autor deseja que realmente aquele que estava atrapalhando seus trabalhos na Galácia sofreria um castigo, por semear suas heresias entre o povo de Deus. Efetivamente, desviar uma vida dos caminhos do Senhor tem um alto preso, imagine desviar o rebanho do Senhor do evangelho da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...