sábado, 18 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:19-20

Gálatas 4:19-20 - Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós. Eu bem quisera agora estar presente convosco, e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
MEUS FILHINHOS. Essa é uma forma de tratamento da parte do apóstolo para os seus leitores demostrando a sua consideração e respeito por todos eles, além é claro de testemunhar de sua preocupação com o estado espiritual em que se encontravam neste momento. Podemos também conjecturar que o apóstolo dos gentios os chama de filhinhos, porque de fato, eles eram filhos na fé do apóstolo, que realizou várias campanhas evangelísticas naquela região, os alcançando com as boas novas de Cristo.

POR QUEM DE NOVO SINTO AS DORES DE PARTO. Essa é uma expressão metafórica para representar a profundidade das angústias de Paulo, por saber que os seus filhos na fé estavam deixando a fé genuína em Cristo, conforme o evangelho, para retornarem a servidão da lei de Moisés. No primeiro momento, não foi nada fácil gerar tantos filhos na fé, mas agora, era como se o apóstolo dos gentios tivesse de começar tudo de novo.

ATÉ QUE CRISTO SEJA FORMADO EM VÓS. Mesmo tendo, o apóstolo Paulo se esforçado o máximo em suas atividades evangelísticas naquela região, mesmo tendo trabalhado duro para discipular os seus leitores, mas sente que não foi o suficiente para que se firmassem totalmente nos caminhos do Senhor. Bastou que os cristãos legalistas de Jerusalém chegassem com uma nova ideologia, e estavam deixando a Cristo Jesus.

EU BEM QUISERA AGORA. O apóstolo abre totalmente seu coração e expressa de forma absoluta o desejo de sua alma, que era está presente com os seus leitores, para que pudesse começar novamente seus trabalhos de resgate, daqueles que estavam deixando o cristianismo pelo judaísmo. Não se sabe o motivo porque Paulo não estava podendo neste momento viajar para a Galácia, talvez por se encontrar mais uma vez preso.

ESTAR PRESENTE CONVOSCO. Certamente a presença de Paulo naquela região iria inibir as atividades dos cristãos legalistas, que com a ausência do apóstolo dos gentios se aproveitaram para desestruturar tudo que Paulo tinha implantado, no que diz respeito, aos ensinos sobre a salvação pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo Jesus. Os cristãos legalistas até aceitavam a fé em Cristo, mas defendiam a lei de Moisés.

E MUDAR A MINHA VOZ. Ao que tudo indica, o apóstolo estava de fato furioso com o que estava acontecendo nas igrejas da Galácia, e isso ele demostra por meio desta frase. É como se ele dissesse que, se estivesse presente, iria dar uns bons gritos de alerta aos seus leitores, para que se acordassem do engano que estavam cometendo, por deixarem a graça de Deus, para voltarem a se submeterem as exigências da lei de Moisés.

PORQUE ESTOU PERPLEXO A VOSSO RESPEITO. Um verdadeiro amontoado de sentimentos negativos tomava conta da mente do escritor, por saber que todo o seu trabalho de evangelismo naquela região estava indo de água abaixo. Espanto tomava conta da mente de Paulo, sem entender o porquê, que os seus filhos na fé tão depressa desprezaram seus ensinos, rejeitaram seus trabalhos, por algo que não era bom para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...