segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Gálatas 4:27

Gálatas 4:27 - Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
PORQUE ESTÁ ESCRITO. Esta é uma frase recorrente nos escritos de Paulo, também utilizada por outros escritores do Novo Testamento, quando citavam passagens do Velho Testamento ou das literaturas religiosas dos judeus. Como neste caso, o combate era contra os judaizantes ou os cristãos legalistas de Jerusalém, então o apóstolo se utiliza de uma passagem do profeta (Isaías 54:1). O fato de o escritor usar uma passagem do Velho Testamento, fecha questão, porque ninguém contestaria seus argumentos e ideias.

ALEGRA-TE, ESTÉRIL. Essa passagem bíblica citada por Paulo, fala justamente sobre o progresso da igreja durante o novo tempo do agir de Deus em prol da humanidade por meio da igreja de Cristo. Os judeus se utilizavam deste provérbio para caracterizar os gentios de infrutíferos quanto a Deus. Uma mulher estéril para os judeus era uma mulher desventurada, assim os israelitas consideravam as demais nações do mundo.

QUE NÃO DÁS À LUZ. Mas, Deus utilizando-se do profeta anima aquelas mulheres, que não davam a luz, que para os judeus eram malditas, porque o Senhor iria trabalhar em favor delas. Esta alegoria feita pelo autor fala de milagre da parte de Deus, justamente o que aconteceu com Sara, com Ana, mãe de Samuel e com a própria Maria mãe de Jesus. Neste caso, Deus iria fazer o contrário do natural, executando o sobrenatural.

ESFORÇA-TE E CLAMA. Essa frase aponta para a esperança e a fé, o que no tempo da igreja primitiva eram coisas que para a alta sociedade era motivo de chacota e zombaria. Porem, Jesus falou que, o reino de Deus era tomado por força, e isso nos ensina sobre os desafios que Cristo teve que enfrentar para formar a sua igreja, além dos apóstolos, dos líderes do cristianismo e da própria igreja remida de Cristo que enfrentou desafios.

TU QUE NÃO ESTÁS DE PARTO. A entrada dos gentios no reino de Deus foi efetivamente algo não esperado pelos judeus. Podemos pensar o quanto as pessoas que não eram descendentes de Abraão, Isaque e Jacó sofriam dos israelitas, por conta das discriminações religiosas. Porem, a igreja nasceu de onde não se esperava, com a rejeição de Cristo pelo seu povo, os judeus, Deus abriu a porta da graça para nós, os gentios.

PORQUE OS FILHOS DA SOLITÁRIA. Esta é uma expressão que para época representava a jovem solteira que não conseguia se casar por qualquer motivo. Não temos como provar, mas quem sabe o pensamento de Paulo se volta para a profecia de (Isaías 7:14), em que uma virgem conceberia e daria a luz um Filho. No caso da mãe de Jesus, isso se tornou uma realidade, porque por meio de Jesus, os filhos de Deus tem se multiplicado.

SÃO MAIS DO QUE OS DA QUE TEM MARIDO. Hoje a igreja de Cristo, compostas pelos filhos de Deus, não tem como se contar a quantidade de pessoas que já se agregaram ao reino de Deus, que estão a cada dia se chegando e que ainda haverão de aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador. Os remidos em Cristo, nosso irmão mais velho, são mais do que a areia que está nas praias do mar e mais que as estrelas que brilham nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...