sábado, 4 de fevereiro de 2017

Gálatas 2:16

Gálatas 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
SABENDO QUE O HOMEM NÃO É JUSTIFICADO. Para a justiça, um homem que é acusado de um crime, ele é justificado perante a lei, se provar a sua inocência ou quando quitar sua dívida perante a justiça, pagando pelo crime que cometeu. Dentro do aspecto religioso, a que se refere o autor, ser justificado, neste caso, é o homem não ser condenado pela justiça divina. Havia um novo modus operante em ação no mundo.

PELAS OBRAS DA LEI. No tempo da velha dispensação, para que os filhos de Israel fossem achados justificado perante a legislação de Moisés, cada um individualmente e com responsabilidade e obrigação tinha que cumprir todos os mandamentos da lei, sejam eles, importantes ou menos significantes. Agora, já dentro do novo tempo da aliança da graça de Deus por Cristo, isso já não funcionava assim como dantes, como determinava a lei.

MAS PELA FÉ EM JESUS CRISTO. Romanos 3:24-25 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. Nesta aliança, o homem entra apenas com a sua fé, e Deus em Cristo Jesus entra com o seu perdão e a sua graça.

TEMOS TAMBÉM CRIDO EM JESUS CRISTO. Ser justificado, conforme a nova aliança da graça de Deus em Cristo Jesus é ser salvo ou ter direito a vida eterna. A parte humana nesta aliança de paz com Deus, o ser humano entra com a sua fé plena no nome poderoso de Cristo e em sua obra perfeita de redenção. Esta fé que precisamos exercer em Cristo é a entrega total aos seus cuidados, de que ele nos justifica diante de Deus.

PARA SERMOS JUSTIFICADOS PELA FÉ EM CRISTO. Efésios 2:8-10 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Cada um dos remidos em Cristo deve crer, de que a propiciação de Cristo nos reconcilia com Deus Pai, pela paz.

E NÃO PELAS OBRAS DA LEI. A legislação de Moisés cumpriu o seu papel na organização do povo de Israel para tomarem posse da terra prometida, mas não demorou muito até que o povo de Deus se tornasse desobedientes aos seus mandamentos. Já na época de Cristo, a lei de Moisés se encontrava obsoleta para o povo judeu. Assim sendo, ninguém mais poderia se justificar diante da justiça de Deus, pelas obras da legislação de Moisés.

PORQUANTO PELAS OBRAS DA LEI NENHUMA CARNE SERÁ JUSTIFICADA. O Messias de Deus veio justamente implantar uma nova ordem mundial, por meio da nova dispensação da graça. Neste novo jeito de Deus tratar com a humanidade, ninguém está obrigado a cumprir as ordenanças da lei de Moisés, porque agora, o que deve prevalecer é o que consta no evangelho das boas novas de Cristo para judeus e gentios, a igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...