segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Gálatas 3:26-27

Gálatas 3:26-27 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
PORQUE TODOS SOIS. Os judeus que eram descendentes biológicos por sucessão de Abraão, Isaque e Jacó, se ufanavam de serem pertencentes à árvore genealógica dos mais ilustres patriarcas daquela nação. Mas, por definição, os gentios, que faziam parte das demais nações do mundo, eram discriminados pela nação eleita, como pagãos, gente sem Deus, separados da comunidade de Israel, por não fazerem parte da aliança da circuncisão de Abraão. Mas que agora, todos tinham os mesmos direitos que Israel.

FILHOS DE DEUS. Quais os direitos que os judeus e gentios, que faziam parte da igreja de Cristo tinham? De serem feitos filhos de Deus, conforme o versículo anterior diz que é pela fé em Jesus Cristo, e confirmado por (João 1:11). Agora, todos que recebem a Cristo como Senhor e Salvador se tornam filhos por adoção de Deus. Cristo é o unigênito e primogênito de Deus, enquanto que, os seus discípulos se tornam filhos por adoção do mesmo Deus e Pai. Logo que, se somos filhos, somo Co-herdeiros em Cristo Jesus.

PELA FÉ. No tempo da velha dispensação e de conformidade com o judaísmo, os filhos de Deus eram aqueles que guardavam todas as ordenanças da legislação de Moisés, e que também faziam parte do pacto da circuncisão firmado com Abraão. Todavia, de acordo com o evangelho da graça de Deus, os filhos de Deus são aqueles que exercem sua fé no poderoso nome de Cristo, confiando inteiramente em sua obra de redenção.

EM JESUS CRISTO. Esta fé em Jesus Cristo deve ser alicerçada em todas as promessas de Deus quanto ao seu Messias, que ele haveria de enviar, e assim o fez, na pessoa bendita de Jesus de Nazaré. Fé de que em Jesus Cristo, Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo, por meio do sacrifício propiciatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Fé de que em Jesus Cristo, o Emanuel veio como sendo Deus conosco.

PORQUE TODOS QUANTOS FOSTES BATIZADOS. Há um certo debate entre os comentaristas bíblicos, se o escritor se refere ao batismo espiritual ou o batismo ritual. Porem, tal debate não leva a nada, porque o mais importante é que seja em Cristo, e assim sendo, podemos dizer que tudo que envolve o nome de Cristo e o viver para Cristo, há um efeito benéfico para a vida dos seus seguidores e dos que nele são batizados.

EM CRISTO. Se o batismo citado na frase anterior diz respeito ao batismo no Espírito Santo só pode ser em Cristo, até porque aqueles que ainda não vivem com Cristo e para Cristo, não recebem tal batismo. E se este batismo se refere ao batismo em água, não poderia ser diferente, porque tal batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, portanto, a finalidade de tal batismo, é levar o que deve participa a se revestir de Cristo.

JÁ VOS REVESTISTES DE CRISTO. O escritor usa de uma metáfora para representar a essência de quem na verdade está inteiramente envolvido com Cristo e em Cristo. Quem é de Cristo, pensa como ele pensava, fala a palavra de Cristo, anda como ele andou e vive como ele viveu. Por isso que é realidade o fato de que, os remidos do Senhor são verdadeiros representantes de Cristo na terra e seus legítimos embaixadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...