segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Gálatas 5:24-25

Gálatas 5:24-25 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
E OS QUE SÃO DE CRISTO. Nem todos que estão dentro das denominações são pessoas de Cristo, e isto porque são os mais diversos os motivos porque as pessoas frequentam as igrejas. Os que são de Cristo são aqueles que verdadeiramente aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador. E isso é comprovado pela mudança de vida, pelo envolvimento no novo nascimento e da regeneração espiritual. Quem é de Cristo deixou de seguir os padrões do mundo para buscar o reino de Deus e as coisas que são de cima.

CRUCIFICARAM A CARNE. Essa é uma colocação feita pelo escritor que está em consonância com o que ele deixou registrado em Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Crucificar a carne é, dentro do possível, renunciar o próprio eu para fazer a vontade de Deus, conforme o que determina a legislação do evangelho libertador de Cristo Jesus.

COM SUAS PAIXÕES. O homem natural só pensa dos prazeres da carnalidade, isso porque seus impulsos são para o contentamento momentâneo desta vida. Certamente o apóstolo esta se referindo ao que ele chamou nos textos anteriores em se tratando das obras da carne, tais como os pecados da sensualidade: Prostituição, adultério, lascívia e impurezas. Tais impulsos levam os homens aos pecados da carne e os prazeres sexuais.

E CONCUPISCÊNCIAS. A concupiscência denota os desejos carnais descontrolados, aqueles mesmos que passam a dominar as pessoas, e até certo ponto escraviza-las, porque mesmo tendo o censo de que estão erradas, tais pessoas continuam presas a tais vícios. A prostituição, por exemplo, incluindo o adultério, a prevaricação e fornicação prejudica diretamente a alma do indivíduo, sem falar no perigo das doenças sexuais.

SE VIVEMOS EM ESPÍRITO. Viver no Espírito é ser guiado pelo Espírito de Deus em tudo que faz, fala e pensa. Viver em Espírito é renunciar os prazeres carnais ilícitos, renunciar o mundanismo e a soberba da vida para fazer a vontade de Deus. A palavra Espírito se inicia com letra maiúscula, porque se refere ao Espírito Santo de Deus, ele que implanta as virtudes positivas de Deus na vida dos seguidores do Senhor Jesus, o Messias de Deus.

ANDEMOS TAMBÉM. Mais uma vez o apóstolo dos gentios se utiliza da metáfora do andar cristão para nos ensinar de como vivermos dignamente na presença de Deus, ele que nos conhece de perto e tem conhecimento de tudo que fazemos, falamos e pensamos. Andar em Espírito é trilhar o caminho do evangelho, seguindo sempre as pisadas do Mestre, Jesus de Nazaré. Somente os filhos de Deus é que andam em Espírito.

EM ESPÍRITO. Mais uma vez o escritor se reporta ao Espírito de Deus e de Cristo, ele que veio para ser o auto ego de Cristo Jesus, isto é, ele veio para assumir o lugar de Cristo em suas atividades em prol de sua igreja. É pelo Espírito de Deus que os servos do Senhor Jesus vivem, andam e dão frutos para glória de Deus Pai. Viver e andar pelo Espírito de Deus é ser luz do mundo e sal da terra, resplandecendo como astros no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...