sábado, 28 de novembro de 2015

Tiago 3:6

Tiago 3:6 - A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
A LÍNGUA TAMBÉM É UM FOGO. Continua o autor usando suas metáforas para dizer o quanto as palavras vãs e torpes são prejudiciais no meio da sociedade e principalmente no seio da igreja. Tiago compara a faculdade da fala a um fogo que tem o poder de modificar os organismos por ele atingidos. O fogo tem um poder terrível de destruição sobre os objetivos por ele atingidos. Não é diferente com as palavras torpes e vãs, a mentira e o falso testemunho tem o poder de destruir vidas.

COMO MUNDO DE INIQUIDADE. As conversas de pessoas para pessoas ou de grupos, no sentido de denigrir a vida dos outros, os discursos ou palestras maldosas, as pregações ou ensinos distorcidos, tudo isso é comparado pelo escritor a um mundo de iniquidade, porque o seu resultado é devastador na vida das pessoas. Existem várias maneiras de se pecar contra alguém, e uma delas, e talvez a mais comum, é justamente por meio do que falamos. Faz-se necessário ter cuidado no que dizemos.

A LÍNGUA ESTÁ POSTA. Quando o escritor se refere a “língua”, ele está se reportando a faculdade da fala e tudo aquilo que pronunciamos com a nossa voz, até porque, biblicamente falando, a língua representa a expressão vocal de um ser humano. A faculdade da fala ou o nosso sistema de comunicação oral, não é composto apenas pela língua, mas podemos destacar; as cordas vocais, os pulmões, que fazem parte deste sistema impulsionando o ar que aspiramos além dos demais membros da boca.

ENTRE OS NOSSOS MEMBROS. O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. Dessa maneira, a cabeça é formada pelo crânio e a face; o tronco é composto do tórax e do abdômen; e, por fim, os membros são classificados em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés). Que por sua vez estão divididos por membros menores, entre eles a língua faz parte do conjunto de membros da cabeça.

E CONTAMINA TODO O CORPO. Jesus falou que o que contamina o corpo não é o que entra nele, mas sim o que sai dele (as palavras). Mateus 15:11,17-18 - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Entende-se com isso tudo que as palavras torpes são perigosas.

E INFLAMA O CURSO DA NATUREZA. Tem um ditado que é verdadeiro e diz: Há poder nas suas palavras, seja poder de vida ou poder de destruição e morte. A mentira, difamação e calunia pode acabar com a reputação e a vida de alguém, por isso se deve ter cuidado no que se fala no que se prega e no que se escreve também.

E É INFLAMADA PELO INFERNO. Neste ponto, o autor acaba que declarando sobre a influencia do diabo com os seus demônios nas palavras negativas e enganosas. O inimigo se apropria das palavras do homem para prejudicar o seu próximo e blasfemar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...