sexta-feira, 29 de abril de 2016

1 João 2:29

1 João 2:29 - Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
SE SABEIS. O conhecimento era a gnoses dos falsos mestres das filosofias religiosas, dos gregos daquela época, que andavam rondando a comunidade cristã, com o objetivo de confundir a mente dos cristãos de pouca fé, principalmente os novos convertidos. O apóstolo questiona as convicções dos seus leitores, se eles não estavam afetados com as filosofias do engano. Quando na realidade sua esperança, era de que todos tivessem mesmo era tomados e cheios do verdadeiro conhecimento, a respeito do Cristo de Deus.

QUE ELE. O apóstolo se refere neste pronome, a pessoa bendita do Messias de Deus, ele que antes mesmo de sua manifestação já era chamado de justiça de Deus, e o Novo Testamento confirma o chamando de Nossa Justiça. Ele era o Emanuel, ou seja, Deus em sua epifania entre os homens, Deus entre os homens. O mesmo Jesus de Nazaré, que tomou a forma de homem, para por meio do seu sacrifício de amor, resgatar os homens pecadores para Deus, estabelecendo a paz, por meio da reconciliação e graça.

É JUSTO. Podemos analisar esta colocação feita pelo autor de algumas formas: No tempo da lei, o justo era todo aquele que cumpria os requisitos requeridos pela legislação judaica. Na nova dispensação da graça, o justo é aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador e passa a ser justificado gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Para o mundo, ser justo é fazer o bem a todos. Cristo é classificado de justo, porque ele cumpriu todos os requisitos dos planos, propósitos e vontades de Deus.

SABEIS QUE. Agora, o escritor fala do verdadeiro conhecimento, e não do falso conhecimento transmitido pelos enganadores mestres gnósticos, que por meio do engano filosófico da religiosidade tentavam enganar os cristãos duvidosos e de pouca fé. O verdadeiro conhecimento está contido nas profecias messiânicas proferidas pelos profetas de Deus da velha dispensação, e que foram confirmadas com a vinda do Messias de Deus, e com tudo que envolve a nova dispensação da graça, mediante as boas novas do evangelho.

TODO AQUELE QUE. O apóstolo se refere a todos aqueles que aceitaram a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, e que tiveram o privilégio de nascer de novo para uma nova vida em Cristo Jesus, mediante a regeneração produzida pelo Espírito Santo de Deus. Estes mesmos que passaram a acreditar na mensagem do evangelho, como sendo a nova legislação de Cristo, com a proposta de um novo tempo, uma nova dispensação.

PRATICA A JUSTIÇA. Neste caso, praticar a justiça é passar a viver de acordo com a nova proposta ou plano de Deus mediante a legislação de Cristo. Praticar a justiça é exercer a fé na obra perfeita de Cristo em prol de sua igreja. Todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo, são envolvidos na prática da justiça, não humana, mas sim de Deus em Cristo Jesus.

É NASCIDO DELE. Este nascimento sobre o qual se refere o autor, não diz respeito ao nascimento conforme a vontade dos homens, mas sim, o novo nascimento, ou nascimento de cima. Este nascimento em Cristo começa com um verdadeiro arrependimento, passando pela transformação de vida e pela regeneração espiritual. E isso é obra do Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...