quinta-feira, 7 de novembro de 2013

João 1:31


João 1:31 - E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
EU NÃO O CONHECIA. Há quem diga que realmente João não conhecia a Jesus pessoalmente, ou se conhecia, o conhecia apenas de vista. Pode ser que João não tinha muito contato com Jesus, haja visto que eles moravam em regiões diferentes, apesar de serem parentes. A frase se repete no verso 33 deste mesmo capítulo. Certo é que temos parentes que fazem parte da nossa árvore genealógica, porem, não temos nenhuma aproximação destes. Talvez esse fosse o caso entre João Batista e Jesus. Todavia, o que João quis dizer com estas palavras é que ele não sabia de que Jesus de Nazaré era realmente o Messias de Deus, o Emanuel de Deus, aquele de quem falaram a lei, os profetas e os Salmos. JOÃO VEIO APRESENTAR O MESSIAS A ISRAEL. Como precursor do Messias ele teve um papel fundamental na apresentação do Emanuel de Deus ao seu povo Israel. As profecias mais antigas não eram suficientes para que os judeus pudessem aceitar favoravelmente o Messias, dada a cegueira espiritual que reinava sobre a nação e a dureza dos corações daquele povo. E Deus sabendo disso, enviou a João para preparar o povo para a chegada do Messias. E o ministério de João Batista como precursor de Cristo foi tão importante ao ponto de alguns chegarem a pensar se ele não seria o próprio Cristo. Foi necessário ele afirmar de que não era o Cristo. A VINDA DO BATISTA TINHA OBJETIVO E FINALIDADE. Apesar de ser quase da mesma idade de Jesus, ele exerceu o seu ministério de precursor bem antes da manifestação pública do Messias em Israel. O profeta Isaías, conhecido como um profeta messiânico, por ter profetizado mais sobre a vinda do Messias. Deus se utilizado do seu ministério, já havia profetizado a respeito do envio de alguém para auxiliar e anteceder a chegada do Messias. É justamente o que está escrito em Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Com isso, entende-se que o objetivo primordial da vinda do Batista era servir de porta voz do seu Mestre que havia de se manifestar mais tarde. BATIZANDO COM ÁGUA. No judaísmo helenístico era comum, gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas eles tinham que seguirem os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter e ser batizado com o batismo do arrependimento, ai essa pessoa seria aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água. O BATISMO CRISTÃO. No judaísmo havia o batismo de purificação que se dava quando um gentio aceitava fazer parte da comunidade judaica. Na nova aliança, anunciada por João Batista e instituída por Cristo, o batismo é uma ordenança para a igreja de Cristo, como símbolo de arrependimento para remissão dos pecados. E é também um testemunho público de que agora tal pessoa faz parte do Reino de Deus, por crer na obra remidora do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...