sexta-feira, 1 de novembro de 2013

João 1:21-22


João 1:21-22 - E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és? Para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
JOÃO GEROU EXPECTATIVA. Na realidade o povo já não suportava mais o silêncio de Deus. A voz profética havia silenciado a mais de 400 anos. Havia uma certa expectação no ar de que quando Deus voltasse a falar com o seu povo, algo de especial iria acontecer. Primeiro eles estavam esperando que João fosse o Messias prometido por Deus, que viria para remir o seu povo. No entanto, o próprio João já lhes havia dado a resposta de que não era o Cristo. ÉS TU ELIAS? Do mesmo modo também havia a expectativa de que no tempo do fim, o Senhor enviaria alguém na virtude do profeta Elias para que se comunicasse com o povo em meio à voz profética. Elias não morreu, e está escrito na escritura de que todo homem que vem a terra se faz necessário morrer, com isso, os hebreus esperavam o retorno do profeta Elias, para completar o seu ministério profético e morrer como qualquer outro. Todavia, João mesmo disse que também não era o profeta Elias. ÉS TU PROFETA? Através de Moisés, Deus disse que enviaria um profeta semelhante a ele. Deuteronômio 18:18-19 - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele. Os judeus chegaram a pensar que o Batista seria esse profeta. O que eles talvez não soubessem é que este profeta do qual Moisés falou, era o Cristo. João respondeu: Também não sou este profeta. QUEM ÉS? A resposta de João foi clara e objetiva em João 1:23 - Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías 40:3,5,10-11 - E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse. Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face. Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente. JOÃO VEIO PARA DAR TESTEMUNHO DE CRISTO. João 1:6-8 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. João 1:15,18 - João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...