sexta-feira, 8 de novembro de 2013

João 1:37-38


João 1:37-38 - E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
E OS DOIS DISCÍPULOS. Estes eram até então discípulos de João Batista. Eram seguidores dos ensinos do pregador do deserto e precursor de Jesus o Messias. Eles tinham a função de servirem no ministério de João Batista. Mas, ao que tudo indica a partir de agora, passariam a ser Apóstolos do Cristo de Deus. Sobre os nomes destes dois discípulos de João Batista, o versículo 40 nos dá o nome de um deles que é André. E conforme os comentaristas bíblicos o outro seria João o escritor deste evangelho. ELES OUVIRAM QUANDO JOÃO HAVIA DITO SOBRE JESUS: EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Estas palavras causaram um impacto poderoso na vida destes dois homens. Eles entenderam de que se tratava do remidor do mundo. E na verdade o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, por meio de sua obra salvífica comprou para si, homens de todas as línguas povos e nações. André e João compreenderam de que seguir a Jesus representava a salvação e a vida eterna. E SEGUIRAM A JESUS. Tomaram a decisão mais importante de suas vidas. Creram eles de que o Cordeiro de Deus era autossuficiente em perdoar os seus pecados pelo sacrifício de sua vida em prol da humanidade. Passaram a serem discípulos de Jesus, porque discípulo é aquele que segue as pisados do seu mestre. Deixaram de serem discípulos de João Batista para serem discípulos de Jesus. E o resultado disto é que ficaram conhecidos na história do cristianismo como não só discípulos de Jesus, mas como apóstolos do Metre. QUE BUSCAIS? Esta foi à pergunta de Jesus. Quando o Senhor Jesus percebeu que eles deixaram de seguir a João para o segui-lo, então Jesus queria saber o que eles realmente pretendiam. Não responderam a pergunta de Jesus, pelo contrário, fizeram foi uma pergunta ao Mestre, Onde moras? Também não precisava responder, até porque eles estavam diante daquele que conhece todas as coisas. Certamente a pergunta de Jesus foi apenas para estabelecer o primeiro contato. FORAM LOGO CHAMANDO JESUS DE RABI. Que traduzido quer dizer mestre. Chamar alguém de Rabi significava algo extremamente valioso. Somente pessoas de alto nível eram assim chamadas na época em que Jesus veio a terra. Duas coisas quiseram dizer com isso. Primeira, é que consideravam Jesus como alguém que deveria ser seguida. E segunda, deixaram transparecer de que estavam com a intenção de segui-lo. Isso foi suficiente perante Jesus de que eles não precisavam responder a sua pergunta, porque estavam dizendo que estavam buscando serem discípulos dele. A PERGUNTA DELES: ONDE MORAS? Tem um significado expressamente de convicção do que eles estavam querendo. Com isso eles queriam dizer: A partir de hoje a sua casa é a nossa casa. Demostrava com isso para Jesus de que estavam dispostos a segui-lo sem recuar. Assim deve ser com cada um de nós, a partir do momento da nossa decisão em se tornar seguidor de Cristo, deve ser sem retorno, ou seja, até o fim. Aconteça o que acontecer, venha o que vier, devemos sempre estar seguindo o mestre. Nada de se desviar dos caminhos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...