quinta-feira, 7 de novembro de 2013

João 1:33


João 1:33 - E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
EU NÃO O CONHECIA. Há quem diga que realmente João não conhecer a Jesus pessoalmente, ou se conhecia, o conhecia apenas de vista. Pode ser que João não tinha muito contato com Jesus, haja visto que eles moravam em regiões diferentes, apesar de serem parentes. A frase se repete no verso 33 deste mesmo capítulo. Certo é que temos parentes que fazem parte da nossa árvore genealógica, porem, não temos nenhuma aproximação destes. Talvez esse fosse o caso entre João Batista e Jesus. QUEM MANDOU JOÃO BATIZAR COM ÁGUA? Foi o Deus de Israel. O Senhor é um Rei organizado. E em toda a esfera do seu domínio ele tem controle sobre tudo e sobre todos. Deus antecipou a vinda de João Batista conforme nós aprendemos em Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. O Senhor enviou o Batista como precursor do Messias para preparar os corações dos filhos de Israel sobre a chegada do Emanuel de Deus. BATIZANDO COM ÁGUA. No judaísmo helenístico, era comum os gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter, ser batizado com o batismo do arrependimento e essa pessoa seria aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água. O que no judaísmo era um ato de purificação. O BATISMO CRISTÃO. No judaísmo havia o batismo de purificação, quando um gentio aceitava fazer parte da comunidade judaica. Na nova aliança, anunciada por João Batista e instituída por Cristo. O batismo é uma ordenança para a igreja de Cristo, como símbolo de arrependimento para remissão dos pecados. E é também um testemunho público de que agora tal pessoa faz parte do Reino de Deus, por crer n obra remidora do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. SOBRE AQUELE QUE VIRES O ESPÍRITO VIR SOBRE ELE. João disse eu vi. O precursor do Messias dava o seu testemunho sobre o que ele viu. E neste particular não foi uma coisa de ouvir dizer ou ouvir falar. Também não foi uma visão empírica, ou seja algo irreal, uma visão do subconsciente, não. O que o pregador do deserto testificou foi algo real, ele se utilizou da sua visão ocular, dos seus próprios olhos físicos para ver o que aconteceu ao batizar a Jesus, quando ele saiu da água. Também não foi uma revelação ou sonho. ESSE É O QUE BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO. O batismo com o Espírito Santo não é a mesma coisa que o batismo com água. O batismo com o espírito santo só quem realiza e Cristo Jesus, o Filho de Deus. O batismo com o Espírito santo foi prometido nas escrituras, e teve o seu começa na nova aliança com Cristo, foi confirmado na igreja primitiva e continua até os dias de hoje. E representa a aceitação de Deus de alguém como participante do seu Reino. O batismo com o Espírito Santo é o enchimento do cristão na plenitude de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...