quarta-feira, 13 de novembro de 2013

João 1:46


João 1:46 - Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
NATANAEL. Significa: Dom de Deus. Discípulo de Cristo, e um verdadeiro israelita, em quem não havia dolo. como ele se converteu acha-se descrito em João 1.45 a 51. Era natural de Cana da Galileia, e foi um daqueles poucos discípulos a quem Jesus apareceu no mar de Tiberíades, depois da Sua ressurreição (João 21.2). Provavelmente é o mesmo que Bartolomeu. Ao que tudo indica era amigo de Filipe, aquele que o evangelizou e o levou a Cristo Jesus, o Salvador. NAZARÉ. É a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel. Também funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local. No Novo Testamento, a cidade é descrita como local de nascimento da Virgem Maria e onde Jesus passou sua infância, e por este motivo é um centro de peregrinação cristã, com muitos santuários celebrando as associações bíblicas. PODE VIR ALGUMA COISA BOA DE NAZARÉ. Este é um estilo sarcástico daqueles que zombam dos que pregam o evangelho de Cristo. Hoje não é diferente dos tempos antigos, falamos da obra de salvação em Cristo, e uma boa parcela da sociedade criticam-nos e nos escarnecem. Filipe foi vítima deste tipo de zombaria e Natanael protagonizou o exemplo daqueles que não acreditam nas boas novas de Cristo Jesus, o messias de Deus. Natanael não esperava que viesse coisa boa de Nazaré. No entanto, os mistérios do evangelho são surpreendentes, e de onde menos se espera é de onde vem as boas novas. FILEPE. O Evangelho de João é o único a dar-nos qualquer informação pormenorizada acerca do discípulo chamado Filipe. Jesus encontrou-se com ele pela primeira vez em Betânia, do outro lado do Jordão (João 1.28). É interessante notar que Jesus chamou a Filipe individualmente enquanto chamou a maioria dos outros em pares. A igreja tem preservado muitas tradições a respeito de seu último ministério e morte. Segundo algumas delas, ele pregou na França; outras dizem que ele pregou no sul da Rússia, na Ásia Menor, ou até na Índia. FILIPE NÃO DISCUTIU, SIMPLESMENTE DISSE VEM. Assim devemos também nós proceder com aqueles que resistem ao evangelho. O bastante é que os convidemos a vir ter uma experiência com as boas novas de Cristo e experimentar da bondade do Senhor Jesus. O convite de Filipe para Natanael foi desafiador, ele pôs a prova a sua fé em troca da certeza de que o encontro do seu amigo com Jesus, seria suficiente para convencê-lo de que o messias, era Jesus de Nazaré, filho de José. E ACRESCENTOU. VEM E VÊ. Com isto ele quis dizer: Já que você não acredita nas minhas palavras de que encontramos o Messias, e que ele é Jesus de Nazaré, então, venha vê com os seus próprios olhos. Encontramos pessoas assim, que não adianta simplesmente falarmos do que Jesus é e do que ele é capaz de fazer. Por isto que é importante que coisas reais da parte de Cristo aconteçam em nossas vidas, como testemunho vivo de que ele é real em nossas vidas. Só assim os duvidosos acabam crendo no Messias de Deus, Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...