segunda-feira, 11 de novembro de 2013

João 1:43-44


João 1:43-44 - No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
NO DIA SEGUINTE QUIS JESUS IR. O dia anterior foi justamente o dia em que Jesus teve um encontro com os seus três primeiros discípulos, André e seu irmão Simão e ao que tudo indica, conforme a tradição do cristianismo, João que foi o escritor deste evangelho. Agora Jesus não estava mais só, pois podia contar com a companhia de três companheiros de Ministério. Tendo sido este dia bastante frutífero, e tendo dormido, despertou com o desejo de ir além, em busca de vidas importantes para o reino de Deus. Com isso o Cristo de Deus estava começando o seu ministério, na respectiva de que muito trabalho tinha pela frente para ser executado. O DESTINO DESTA VIAGEM MISSIONÁRIA SERIA A GALILÉIA. A Galiléia Compreendia aquele território que foi repartido pelas tribos de issacar, Zebulom, Naftali e Aser, e também uma parte de Dã, e da Peréia além do rio. Os seus limites eram: ao norte o Antilíbano - ao ocidente a Fenícia - ao sul ficava a Samaria - e tinha do lado do oriente o mar da Galiléia e o rio Jordão. A Galiléia superior era designada pelo nome de Galiléia dos Gentios, constando a sua população de egípcios, árabes, fenícios, e também de judeus. Tanto na Galiléia quanto na Judéia o Senhor Jesus massificou o seu evangelho, realizando grandes prodígios entre o povo, provando assim que ele era o Emanuel de Deus, e que Deus estava entre os homens. E ACHOU A FILIPE. Conforme os comentaristas bíblico, Filipe vinha de Betsaida Julias, pequena cidade as margens do rio Jordão. Indo Jesus com os seus três primeiros discípulos de caminho para a Galiléia, encontrou com Filipe. Os três citados discípulos de Cristo vieram ao encontro do Mestre, enquanto que Filipe foi achado por Jesus. A chamada de cada um de nós tem aspectos diferentes. Uns vão ao encontro de Jesus e outros são procurados e achados pelo salvador. Estes mistérios só quem endente é quem passa por suas próprias experiências. O que se sabe ao certo é que a salvação é um mistério individual e particular entre nós e Cristo. JESUS DISSE A FILIPE: SEGUE-ME. O convite ou a convocação de Cristo era para uma nova vida, a vida de ser discípulo do Mestre, Jesus de Nazaré. Cristo continua convidando Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Se analisarmos do ponto de vista de uma convocação, ele também continua convocando pessoas para cumprirem missões importantes no reino de Deus, principalmente para levar as boas novas do evangelho a outras pessoas. Aquele que quiser ser meu discípulo, negue-se a se mesmo, tome a cada dia sua cruz e siga-me, foram as palavra de Cristo para os seus discípulos (Mateus 16:24). FILIPE ERA DE BETSAIDA, CIDADE DE ANDRÉ E DE PEDRO. Betsaida, Na margem nordeste do Mar da Galileia há uma fértil planície, a de Betsaida, onde fica a cidade de mesmo nome, citada no novo testamento. É a terra dos apóstolos Filipe, André e Pedro, e onde Jesus realizou alguns de seus mais famosos milagres. O nome Betsaida vem do hebreu e significa “casa de caça”. Ao que indicam as pesquisas arqueológicas, sua povoação começou por volta do século 10 antes de Cristo (a.C.). Ali Jesus alimentou mais de 5.000 pessoas (Lucas 9:10-17) e curou um cego (Marcos 8:22-26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...