sexta-feira, 15 de novembro de 2013

João 1:51


João 1:51 - E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
NA VERDADE NA VERDADE VOS DIGO. O escritor deste evangelho sempre usa a afirmativa de forma dupla e não na simples. Não sabemos dizer qual fórmula exata Jesus empregava regularmente, ele pode ter usado a forma simples e em outras ocasiões a fórmula dupla. No entanto, as diferenças entre o evangelho de João e os sinóticos pode ter sido por uma escolha pessoal do autor do quarto evangelho. A verdade é que seja a forma simples ou dupla tem o mesmo peso de autoridade. DAQUI EM DIANTE. Com esta expressão o Senhor Jesus dava a entender de que estava a partir de então começando o seu ministério de forma plena. Pelo cronograma descrito pelo autor deste evangelho, até o momento, houve apenas uma introdução daquilo que Jesus ainda ia realizar até a consumação de sua obra perfeita na cruz do calvário. Até o momento, apenas um pequeno lampejo de tudo o mais que estava a se concretizar pelas mãos poderosas do Filho de Deus, o Rei de Israel e grande Mestre. VEREIS O CÉU ABERTO. O Verbo de Deus estava dando testemunho de que a partir daquele momento estava sendo estabelecida uma conexão direta entre a terra e os céus. Como Jesus de Nazaré era o Emanuel de Deus, ou seja, Deus conosco, não havia mais distância entre a terra e o céu, porque Cristo baixou o céu a terra. Com a nova aliança implantada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, os homens não precisam mais de intermediário entre a terra e o céu, por Cristo temos acesso direto as mansões celestiais ao trono de Deus. E OS ANJOS DE DEUS. O escritor aos Hebreus nos esclarece que Cristo foi feito um tanto mais excelente do que os anjos (Hebreus 1:4). Isso explica a superioridade do Filho de Deus diante de toda a criação. Os anjos são seres espirituais que estão a serviço do Reino de Deus e de Cristo. Pela determinação do grande Deus eles estavam à disposição de Cristo para o servir. A bíblia também diz que eles estão a serviço daqueles que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14). SUBINDO E DESCENDO. A bíblia confirma esta passagem citada por Jesus no que diz respeito a Jacó. Genesis 28:10-12 - Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Isso nos ensina a respeito das atividades dos anjos de Deus. SOBRE O FILHO DO HOMEM. Jesus estava explicando a Natanael de que a partir daquele momento os anjos de Deus estavam a sua disposição para levar as suas petições diante de Deus e trazer resposta imediata. Ele quis ensinar ao seu mais novo discípulo de que as miríades de seres espirituais do Reino de Deus tanto iam serem instrumentos da parte dele para Deus, como também seriam usados pelo seu Pai para liberar poder e virtude sobre a sua vida. Até porque em sua missão Cristo estava realizando a obra de Deus na terra e o trono de Deus estava a sua disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...