sexta-feira, 8 de novembro de 2013

João 1:35-36


João 1:35-36 - No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
NO DIA SEGUINTE, JOÃO ESTAVA OUTRA VEZ ALI. Neste primeiro capítulo do seu evangelho, o escritor procura dar uma certa cronologia aos fatos envolvendo João Batista e Jesus. O primeiro dia nestes eventos diz respeito ao encontro de João com os enviados de Jerusalém em Betânia, Já o segundo, se refere ao encontro de João Batista com Jesus, e o terceiro, que é este dia seguinte a que se refere este texto, conta a história dos primeiros discípulos de Cristo, conforme o evangelho de João. Porque nos sinóticos narram este evento de forma variada. OS DOIS DISCÍPULOS DE JOÃO. Aprendemos neste ponto de que João Batista havia adquirido boa notoriedade entre o povo, ao ponto de ter discípulos. Essas pessoas eram aquelas que além de seguirem os ensinos do seu mestre, os ajudavam nas atividades do seu ministério. Sobre os nomes destes dois discípulos de Cristo, o versículo 40 nos dá o nome de um deles que é André. E conforme os comentaristas bíblicos o outro seria João o escritor deste evangelho. JOÃO VENDO JESUS PASSAR. Certamente os dois não ficaram fazendo parte de um mesmo grupo de atividades, apesar de estarem unidos por uma mesma causa, que era anunciar a chegada de uma nova aliança entre Deus e os homens. João Batista como precursor do Messias, e com isso preparando o seu caminho para introduzi-lo em Israel. E Jesus como o próprio Messias de Deus, que foi enviado e ungido par implantar a nova aliança. João estava em suas atividades e Jesus do mesmo modo começava neste momento a exercer o seu ministério. Por isso que diz: E vendo João Batista Jesus passar. EIS O CORDEIRO DE DEUS. O cordeiro era para os judeus um símbolo de sacrifício para remissão de pecados. Também representava o apaziguamento entre o homem e Deus. Papeis estes que estavam bem representados na pessoa bendita de Cristo Jesus. Ele era o Cordeiro de Deus que estava sendo oferecido em sacrifício ao Senhor para remir os pecadores dos seus pecados e servir de harmonia e paz entre Deus e os homens. JESUS O CORDEIRO DE DEUS. João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Apocalipse 5:6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. Apocalipse 14:1 - E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...