João 1:49 - Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4dE-TNSOFLeFJaOidbSHcG36f73xufUmQFCsbtwJQJGidKUlHNLqT2C-zkULqWiA7TEhfu7Au9d-NsxacTnnRj6HG46jRexrF3p1HKMMxrMBtM9JiWoznFMV9tvMlyn1CiJGoirv4BtxQ/s640/36.jpg)
NATANAEL . Significa: Dom de Deus. Discípulo de Cristo, e um verdadeiro israelita, em quem não havia dolo - como ele se converteu acha-se descrito em João 1.45 a 51. Era natural de Cana da Galileia, e foi um daqueles poucos discípulos a quem Jesus apareceu no mar de Tiberíades, depois da Sua ressurreição (João 21.2). Provavelmente é o mesmo que Bartolomeu. Natanael representa aquele tipo de pessoa que resiste as boas novas de Cristo, mas que por fim vai ao encontro com o mestre.
DISSE NATANAEL: RABI. Que traduzido quer dizer mestre. Chamar alguém de Rabi significava algo extremamente valioso. Somente pessoas de alto nível eram assim chamadas na época em que Jesus veio a terra. Duas coisas quiseram dizer com isso. Primeira, é que consideravam Jesus como alguém que deveria ser seguida. E segunda, deixaram transparecer de que estavam com a intenção de segui-lo. Isso foi suficiente perante Jesus de que eles não precisavam responder a sua pergunta, porque estavam dizendo que estavam buscando serem discípulos dele.
TU ÉS O FILHO DE DEUS. O próprio Deus testificou a respeito desta assertiva em Lucas 3:21-22 - E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. Isso não foi um ser humano que falou, foi o Deus altíssimo quem testificou que Jesus era seu filho.
TU ÉS O REI DE ISRAEL. Uma das esperança messiânicas é de que o Messias viria como Rei de Israel. Pata tanto ele seria chamado de filho de Davi. mas como é que Jesus poderia ser o filho de Davi se Davi viveu cerca de 1000 anos antes de Jesus? A resposta é que Cristo (o Messias) foi o cumprimento da profecia da descendência de Davi (2 Samuel 7:14-16). Jesus era o Messias prometido, o que significa que Ele era da descendência de Davi.
JESUS FOI HONRADO. Não somente nesta passagem bíblica onde ele foi chamado de Rabi, Filho de Deus e Rei de Israel. Mas em outras partes do novo Testamente também, tais como. Lucas 19:38 - Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Já em João 6:15 quiseram proclamar Jesus como Rei sobre Israel, e para que isso não acontecesse Jesus teve que fugir da multidão.
COMO QUE AS PESSOAS JÁ ESTAVAM VENDO JESUS? Antes de Jesus vir a terra muitos profetas poderosos já haviam se manifestado na terra. Porem, nenhum outro foi considerado o messias. Por um pequeno momento João batista ascendeu uma minúscula faísca no pensamento de alguns de que poderia se o Messias, até que ele próprio deus testemunho de que não era o Cristo. Agora, antes mesmo de desenvolver suas atividades plenamente, Jesus de Nazaré, o filho do carpinteiro José já estava sendo considerado o Messias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.