domingo, 10 de novembro de 2013

João 1:42


João 1:42 - E André levou Simão a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
QUEM FOI ANDRÉ? Foi um dos doze Apóstolos de Cristo, o seu nome significa “Varonil”, Era filho de Jonas que é o mesmo que João, e procedia de Betsaida, na Galiléia, conforme aprendemos em João 1:44 - E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. No entanto, mais tarde, foi viver em cafarnaum com Pedro, isso está escrito em Marcos 1:29 - E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. LEVOU SEU IRMÃO A JESUS. André começou seu ministério sendo um discipulador do Reino de Deus e de Cristo. O que é um discipulador? É alguém que conduz outras pessoas a ter um encontro com Cristo. É alguém que tem a missão de pregar as boas novas do evangelho para quem ainda não tem a Cristo em sua vida e consegue leva-lo a uma transformação de vida pelo poder libertador do evangelho. Se Pedro teve um destaque maior do que André nos relatos dos evangelhos escrito. No entanto, aprendemos neste particular que foi ele que conduziu seu irmão ate Jesus. ANDRÉ TEVE COMO SEU PRIMEIRO CAMPO MISSIONÁRIO A SUA FAMÍLIA. André nos deixou um exemplo de como devemos fazer quando temos a cristo em nossos corações. Sua primeira preocupação foi justamente levar a Cristo ao seu irmão. O campo missionário chamado família é desafiador. No entanto, a bíblia nos ensina de que aquele que não cuida primeiro da sua família, tem negado a fé e é pior do que o incrédulo. Precisamos levar a Cristo aos nossos familiares, seja por meio da pregação ou do nosso testemunho de vida. JESUS OLHANDO PARA ELE DISSE: TU ÉS SIMÃO FILHO DE JONAS. O texto não fala de que André tinha falado à Jesus a respeito do nome do seu irmão. Ao que tudo indica o Cristo de Deus usou a sua plenitude divina de conhecimento sobre todas as coisas para de antemão citar o nome do seu mais novo discípulo como também revelou imediatamente a sua procedência. Este olhar perscrutador do mestre foi suficiente para fazer uma leitura profunda do que Simão podia representar para o seu ministério. Esse tipo de olhar é típico do Mestre dos mestres. JESUS MUDOU O NOME DE SIMÃO. Os Hebreus sempre deram uma importância elevada ao nome de uma pessoa. Para a cultura deles o nome de uma pessoa, colocado pelos pais ou mediante profecia, passava a ser um guia no destino de tal indivíduo. Somente a própria pessoa poderia mudar o seu próprio nome pelo seu modo de vida. Ou ainda uma grande autoridade religiosa ou política também podia fazer isso. No caso de Simão, que passou a ser chamado de Pedro, foi o Rei dos reis quem mudou o seu nome, investido da autoridade divina. MUDANÇA DE NOME, MUDANÇA DE VIDA. A mudança do nome de Simão, também contribuiu para a mudança do estilo de vida. Quando temos um verdadeiro encontro com Cristo por meio do novo nascimento, e não simplesmente por uma mudança de religião. Nos leva a ser uma nova criatura, conforme aprendemos em 2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. As coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...