segunda-feira, 23 de julho de 2018

Romanos 1:1


Romanos 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
PAULO. O significado do seu nome é: “Pequeno”. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios. Mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem nos Atos dos Apóstolos e nas suas epístolas. Nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11 - 21.39 - 22.3).

SERVO. Por esta palavra se traduzem duas outras palavras hebraicas, que ocorrem frequentemente no Antigo Testamento, e que significa pessoa de serviço, ou um escravo. A palavra é, algumas vezes, empregada a respeito de pessoas humildes (Gênesis 32.18,20). Uma terceira palavra implica aquele que está às ordens de alguém para ajudá-lo (Êxodo 33.11). Mas, na maior parte das vezes, no Antigo Testamento trata-se de um escravo. Essa mesma palavra Paulo aplicava a si mesmo.

DE JESUS CRISTO. Paulo teve uma importância muito grande na formação da igreja primitiva. No entanto, ele não se considerava a si mesmo tão importante assim, ao ponto de se considerar um servo, ou serviçal, e ainda um escravo. Porem, não de um patrão rico financeiramente, nem de um fazendeiro, mas de Jesus Cristo. A combinação do nome próprio com um nome qualificativo, no caso de Jesus Cristo, significa que Jesus de Nazaré era o mesmo Messias, ou ungido de Deus, enviado.

CHAMADO. A chamada de Saulo de Tarso, que depois ficou sendo conhecido por Paulo, foi feita diretamente pelo Senhor Jesus na estrada de damasco. E há quem diga que os onze apóstolos originais foram precipitados quando escolheram Matias para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes. Grande parte dos comentaristas bíblicos concordam de que, se eles estivessem esperado um pouco mais, seria Paulo e não Matias o que ocuparia o ministério apostólico, juntamente com os onze apóstolos.

PARA APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

SEPARADO. Esta palavra dentro do texto e em consonância com o contexto bíblico se refere à eleição direta de Cristo na vida de Paulo para um ministério específico aos gentios. Foi um dos líderes pioneiros de maior destaque na implantação de comunidades cristãs por onde passou. Superou até mesmo os demais apóstolos.

EVANGELHO DE DEUS. Esta expressão é a mesma coisa que evangelho de Cristo. Paulo foi chamado e separado por Deus para pregar o evangelho das boas novas de Cristo, principalmente no mundo gentílico. Suas epístolas escritas a várias localidades no entorno da palestina e até na Europa demonstram a sua vasta missão evangelística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...