sábado, 21 de julho de 2018

1 Coríntios 16:23-24

1 Coríntios 16:23-24 - A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém.
A GRAÇA. Paulo conhecia a todos que faziam parte daquela comunidade cristã, que estava na cidade de Corinto, e com isso, se percebe que até o momento aquela igreja era composta de grande maioria de gentios convertidos ao cristianismo. Uma vez que, a graça como saudação era usada nas igrejas gregas. A palavra “graça”, neste caso, nos fala sobre o favor não merecido da parte de Deus, para com aqueles que antes nunca fizeram parte das alianças de Deus com o seu povo, no caso o povo Israel.

DO SENHOR. Geralmente, a Saudação tipicamente judaica era: A paz de Deus, se referindo ao Deus de Abraão, Isaque e Israel. E essa saudação perdurou por muito tempo entre as igrejas que estavam ligadas diretamente as lideranças da igreja matriz de Jerusalém. Já nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, o que prevalecia era: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, isso como saudação grega.

JESUS CRISTO. O nome Jesus, quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que também é conhecido como Jesus de Nazaré. Já o sobrenome Cristo, nos fala do Messias de Deus, que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os filhos dos homens, e o adjetivo Cristo quer dizer, ungido ou enviado de Deus para cumprir a missão de redentor.

SEJA CONVOSCO. O desejo mais profundo do apóstolo dos gentios era de que a bondade, a misericórdia de Deus e o seu infinito amor estivesse abundantemente derramado sobre a vida dos seus filhos na fé na comunidade cristã de Corinto. Diante de tudo que vinha acontecendo na igreja cristã de Corinto, somente a graça de Cristo, como favor não merecido era que poderia ser suficiente para reverter o quadro. Juntando-se todas as exortações feitas pelo escritor desta carta se tem noção do caso.

O MEU AMOR. No entanto, aquele que se gastava pelas almas dos homens, como fundador daquela igreja cristã em Corinto, não poderia terminar sua correspondência sem expressar o seu imenso amor pelos seus leitores. No momento, o apóstolo dos gentios se encontrava ausente por conta de ser um missionário transcultural, mas no fundo, no fundo, seu coração estava voltado para aquela igreja tão querido por ele.

SEJA COM TODOS VÓS. Essa expressão usada pelo escritor é como se ele enviasse juntamente com sua carta o seu próprio coração para seus filhos na fé. As duas cartas grandes em conteúdo, importancia e assuntos demostra o cuidado e o zelo que Paulo tinha pelo povo de Cristo na cidade de Corinto. Afeto, carinho e consideração era o que Paulo efetivamente desejava que chegasse a todos os seus leitores queridos.

EM CRISTO JESUS. AMÉM. E já nas últimas palavras de sua carta, o grande apóstolo dos gentios demostra também o seu grande apego a pessoa bendita de Cristo Jesus. Quem conhece bem o conteúdo dos escritos de Paulo pode testemunhar sua completa dependência de Cristo Jesus, ele que era também o Senhor da igreja remida. Por fim, como em quase todas as suas missivas, o autor desta carta assina sua correspondência com um dos títulos de Cristo Jesus, que é o “Amém” de Deus Pai Todo-poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...