sexta-feira, 20 de julho de 2018

1 Coríntios 16:17-18

1 Coríntios 16:17-18 - Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais.
FOLGO, POREM. Paulo não poderia terminar sua correspondência de maneira melancólica, mórbida e fria, apesar dos muitos problemas e contrariedades que estava tendo que líder naquela comunidade cristã. Mesmo tomando conhecimento das controvérsias que estavam ocorrendo em Corinto, todavia, o escritor ver motivos para se alegrar. Com isso entendemos que nem tudo estava perdido, mas há também gozo.

COM A VINDA DE ESTÉFANAS. Por que Paulo se sentia feliz com a vinda de Estéfanas? Porque ele trouxe de Corinto as novidades que Paulo precisava saber, bem como deve ter falado pessoalmente dos amigos pessoas de Paulo naquela comunidade cristã. E podemos ainda reconhecer que Estéfanas era uma pessoa muito querida de Paulo, como sendo seu filho na fé e um amigo de ministério ordenado pelo apóstolo Paulo.

DE FORTUNATO E DE ACAICO. Fortunato quer dizer: aquele que tem boas posses. Já o nome de Acaico tem mais a ver com suas origens, Acaia. Estes dois homens, conforme nos chega ao conhecimento eram pessoas que serviam a Estéfanas, ou como auxiliares no ministério ou como funcionários do mesmo. Como Estéfanas era um provável bispo da região da Acaia, estes dois homens eram bem seus auxiliares, que o acompanhavam em suas viagens de supervisão das igrejas por onde visitava, como supervisor que era.

PORQUE ESTES SUPRIRAM. É claro que Paulo não está se referindo a ajudas financeiras da parte dos seus hospedes, até porque, o apóstolo dos gentios costumava não receber ajuda financeira nem das igrejas nem de quem quer que seja. Mesmo tendo que viajar de cidade em cidade e de país em país para pregar o evangelho aonde Cristo ainda não era conhecido, mas Paulo trabalhava com suas próprias mãos.

O QUE DA VOSSA PARTE FALTAVA. Como missionário transcultural, o apóstolo dos gentios não podia se dedicar somente a uma igreja local, por isso que ele se deslocava de lugar para outro cumprindo sua missão. No entanto, em cada igreja que ele fundava, deixava os seus informantes que o mantinha a par de tudo. Certamente Paulo fala das informações que estavam lhe faltando sobre as notícias daquela igreja.

PORQUE RECREIARAM O MEU ESPÍRITO E O VOSSO. Aparentemente na igreja cristã de Corinto só tinha problemas, mas não é bem assim. As cartas de Paulo é que contem conselhos e ensinos para solucionar os problemas, mas tudo indica que os irmãos que chegaram de Corinto trouxeram também as boas notícias que transcorriam naquela comunidade cristã. Na realidade Paulo amava os seus filhos na fé daquela igreja.

RECONHECEI, POIS, AOS TAIS. Não há dúvida que estas mesmas pessoas que trouxeram notícias da igreja cristã de Corinto seriam as mesmas que iriam conduzir esta belíssima carta do apóstolo Paulo aos seus leitores. Assim sendo, juntamente com esta carta, Paulo estava também enviando cartas de recomendação dos seus amigos de ministério. O pedido do fundador daquela igreja era de que os líderes locais da igreja em Corinto reconhecessem o devido valor destes grandes homens de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...