quinta-feira, 5 de julho de 2018

1 Coríntios 16:3-4

1 Coríntios 16:3-4 - E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo.

E, QUANDO TIVER CHEGADO. No versículo anterior, o autor fala sobre a possibilidade de ele chegar até a cidade de Corinto para cuidar pessoalmente desta tão importante campanha de ação social em prol dos irmãos carentes da Judeia, e principalmente da cidade de Jerusalém, que neste momento estavam passando dificuldades financeiras. Agora, Paulo dá mais certeza de que já estava com o firme propósito de ir a Corinto.

MANDAREI OS QUE. Este trabalho de ajuda aos carentes tinha um valor muito grande para o apóstolo dos gentios, é tanto que, nas igrejas que ele fundava no mundo gentílico já era de praxe fazer as coletas de donativos, para serem distribuídos com os que precisassem. E Paulo organizava as equipes que faziam parte do departamento de ação social para entregarem as doações feitas pelas igrejas que faziam as doações.
POR CARTAS APROVARDES. Percebe-se que o apóstolo dos gentios trabalhava de forma democrática e congregacional com as igrejas, com decisões colegiadas com todos os que faziam parte das igrejas locais. Aqueles que iriam fazer parte da equipe que levariam os donativos a Jerusalém, seriam escolhidos e nomeados pela própria igreja local de Corinto. A delegação levaria cartas assinadas pelas lideranças locais, como forma de representatividade, por isso que se ver a organização de Paulo nisto.

PARA LEVAR A VOSSA DÁDIVA. Não somente assim seria com a igreja de Corinto, mas onde quer que Paulo realizasse esta mesma companha, o mesmo era feito. Acredita-se que esta era uma forma de Paulo fazer para aproximar as igrejas do mundo gentílico com a igreja mãe em Jerusalém. Dádiva, neste caso, é um termo usado para representar as doações ou donativos que eram feitos pelas igrejas benevolentes.

A JERUSALÉM. A citação do nome de “Jerusalém” é apenas porque esta cidade representava as demais igrejas em Israel. No entanto, as doações se destinavam não somente a capital de Israel, mas também a grande região da Judeia, incluindo também a galileia. Esta era uma forma das igrejas gentílicas agradecerem aos irmãos de Israel pelos benefícios proporcionados pelo maior de todos os Judeus, Jesus Cristo.

E SE VALER A PENA. O escritor esperava que a comunidade cristã de Corinto fizesse uma coleta robusta em donativos, até porque, naquela igreja tinha pessoas que possuíam boas posses financeiras. O que Paulo quis dizer com isso é que se a coleta em Corinto fosse grande, ele próprio estaria de prontidão para fazer frente à delegação que levaria as doações até Jerusalém. Esse era o deseja do apóstolo Paulo.

QUE EU TAMBÉM VÁ, IRÃO COMIGO. Na realidade, o que Paulo muito queria era trabalhar junto com os apóstolos de Jerusalém, e para isso ele até tentou se aproximar deles, porem, não recebeu o apoio necessário e merecido para tanto. Todavia, nem a rejeição dos líderes da igreja matriz de Jerusalém fez com que o apóstolo dos gentios se sentisse revoltado, e por todos os meios ele buscou conviver com eles. Paulo queria mesmo era demostrar boa vontade para com os demais apóstolos de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...