sábado, 21 de julho de 2018

1 Coríntios 16:21-22

1 Coríntios 16:21-22 - Saudação da minha própria mão, de Paulo. Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!
SAUDAÇÃO. A saudação judaica geralmente era: A paz de Deus. A saudação cristã nas igrejas cristã, composta de judeus e gentios convertidos ao cristianismo era: A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo. A saudação entre os povos sempre foi um bom costume como sinal de bem-vindo ou de despedida entre amigos e parentes. Esta mesma saudação pode ser representada por um simples aperto de mãos, um abraça fraternal, e nos países orientais, entre alguns grupos religiosos tem o ósculo santo ou beijo facial.

DA MINHA PRÓPRIA MÃO. No caso das correspondências, a saudação era usada na introdução, e isso é recorrente nas cartas de Paulo, mas principalmente no final com a citação de nomes dos supostos leitores das cartas, e também os nomes das pessoas que estavam com o autor ou escritor da carta. Neste momento, Paulo deixa de ser o citador e passa a ser o escritor desta saudação final de sua carta ou correspondência.

DE PAULO. Na maioria de suas cartas, Paulo endereçadas às igrejas ou a seus amigos de ministério, geralmente, o apóstolo dos gentios se utilizava de um escrivão, o que a teologia chama de amanuense. No entanto, em quase todas elas, já na saudação final, Paulo tomava a pena do seu escrivão e escrevia com letras grandes suas saudações, e certamente fazia a sua própria assinatura, selando assim a sua carta ou missiva.

SE ALGUÉM NÃO AMA AO SENHOR. Como esta importante carta teve como um dos relevantes objetivos o combate contra os inimigos do evangelho em Corinto, o escritor não poderia terminar esta sua correspondência sem dar uma alfinetada nos seus adversários. Certamente este era um dedo apontado em direção daqueles que estavam infiltrados na igreja de Corinto com segundas intenções e não por amor a Cristo. A igreja precisa ficar alerta sobre as verdadeiras intenções dos seus líderes.

JESUS CRISTO. O Senhor Jesus Cristo é o título mais completo que se pode atribuir ao Filho de Deus, porque estes nomes falam tudo sobre o Messias de Deus e a sua missão. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, mas também nos ensina sobre o seu título como Salvador da humanidade. O sobrenome Cristo, que também pode ser visto como um adjetivo, nos fala sobre a missão do Messias de Deus ou Emanuel de Deus.

SEJA ANÁTEMA. A palavra “anátema” era entendida na cultura religiosa dos judeus como uma maldição lançada sobre os que se rebelavam contra a legislação de Moisés, bem como uma maldição também impetrada contra os inimigos do povo de Deus. Neste texto, o escritor usa esta palavra querendo dizer que: Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, tal pessoa seja considerada como inimiga de Cristo Jesus.

MARANATA. Já esta palavra utilizada pelo apóstolo quer dizer: Ora vem Senhor Jesus, ou ainda Cristo está voltando. A volta de Cristo para arrebatar a sua igreja sempre foi a grande esperança dos remidos de Cristo, e a igreja primitiva, vivia esta expectativa como se Cristo fosse voltar ainda nos seus próprios dias, sem, no entanto, ter noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e a sua volta para buscar os seus escolhidos. Esta mesma esperança está presenta na igreja dos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...