quinta-feira, 12 de julho de 2018

1 Coríntios 16:9

1 Coríntios 16:9 - Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários.
PORQUE. Neste versículo, o autor justifica no por que ainda não retornou a cidade de Corinto para dar continuidade as suas atividades de ensinamento das doutrinas cristãs naquele lugar. O que Paulo revela neste versículo de sua carta se constitui no principal fundamento do seu ministério, que era pregar as boas novas de Cristo a tempo e fora de tempo. Percebe-se que Paulo escreve com palavras da alma, porque sua missão como apóstolo dos gentios, era efetivamente semear o evangelho para as nações.

UMA PORTA. O apóstolo dos gentios fala de uma importante oportunidade para que ele pudesse pregar as boas novas de Cristo na Macedônia. Neste caso, Paulo fala a respeito da possibilidade de fazer um grande trabalho de evangelização em uma região que era difícil de cumprir missões, por conta das muitas perseguições surgidas naquele lugar. O autor não entra em detalhes sobre tal porta, mas que ele estava muito feliz.

GRANDE. Na primeira vez que Paulo esteve em Jerusalém para conversar com os apóstolos da igreja matriz, ele nem recebeu a atenção devida a sua pessoa. Já na segunda visita, como ele já era uma grande liderança no mundo gentílico, então foi bem recebido, e saiu de lá com a responsabilidade de levar o evangelho de Cristo as demais nações civilizadas de sua época, por isso que ele amava a evangelização.

E EFICAZ. Paulo também não fala em números sobre o quanto de vidas já haviam se convertido ao verdadeiro cristianismo naquela região, mas podemos conjecturar que coisas grandes estavam acontecendo. Esta eficácia nos ensina sobre resultados positivos dos trabalhos realizados pelo grande apóstolo dos gentios. O mais importante para este servo de Cristo era ver que podia pregar o evangelho e ganhar vidas para o reino de Deus. Por isso que Paulo foi um pioneiro na evangelização.

SE ME ABRIU. Há quem digo que alguém muito influente da Macedônia se converteu pelas pregações de Paulo, seja alguém rico economicamente ou uma autoridade forte em toda aquela região. Como o apóstolo dos gentios amava suas campanhas de evangelização, mais uma vez ele se entrega de corpo e alma a esta tão relevante chance de ganhar muitas vidas para o reino de Cristo, o que era mais importante.

E HÁ MUITOS. Mas, como tudo tem um preço, e quanto mais importante for à missão de Deus na vida de um servo seu, mais surgem os obstáculos. Esse é apenas mais um detalhe do que era de fato recorrente na vida de Paulo. Sua missão no reino de Cristo era grandiosa, como implantador do verdadeiro cristianismo no mundo gentílico, com isso era mais que natural que surgissem as dificuldades no que ele realizava.

ADVERSÁRIOS. Por isso que se diz que, Paulo foi um dos apóstolos de Cristo que mais sofreu para cumprir sua importante missão em favor da igreja de Cristo. Os judaizantes, não satisfeitos por terem matado o fundador do Cristianismo, Jesus Cristo, agora, eles empreendiam todos os tipos de perseguições contra os servos do Senhor Jesus. Como Paulo era no mundo gentílico, uma das principais lideranças da igreja de Cristo, então, o diabo levantava muitos adversários contra ele e seu ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...