sábado, 14 de julho de 2018

1 Coríntios 16:11

1 Coríntios 16:11 - Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos.
PORTANTO. Paulo é aquele líder que dá o devido valor aos seus companheiros de ministério, porque como servo de Cristo, sabia que a obra de Deus é feita com a cooperação de muitos amigos. Essa humildade do nosso autor devia servir de exemplo para muitos que se intitulam de líderes nos dias de hoje, mais que se acham melhores do que os seus liderados, ao ponto de não darem o devido valor aos seus amigos de ministério, simplesmente com medo de perderem a posição de destaque que ocupa.

NINGUÉM. A igreja cristã de Corinto era composta de pessoas importantes e ricas da sociedade, além de ter em seu ministério pessoas bastante influentes, como pregadores, mestres e líderes. Mas Paulo era a maior autoridade eclesiástica daquela comunidade cristã, e como tal, ele recomenda que ninguém criasse dificuldade para com Timóteo, no sentido de que ele recebesse apoio deles para cumprir sua missão.

O DESPREZE. Timóteo era de fato um ministro do evangelho bem jovem, e com isso, não tinha ainda experiência o suficiente para lidar com situações complicadas. Aproveitando-se disto os mais antigos da igreja em Corinto poderiam simplesmente desprezar o jovem ministro, não levando em consideração que ele estava naquele lugar como representante direto do grande apóstolo Paulo, fundador daquela igreja.

MAS ACOMPANHAI-O EM PAZ. O contexto das cartas de Paulo a igreja cristã de Corinto nos faz entender que tudo era motivo de disputas naquela comunidade cristã. Sabendo disto, é que o apóstolo dos gentios apela para o bom senso dos seus leitores, no sentido de que com Timóteo, eles evitassem os confrontos. O que o nosso escritor solicita dos seus filhos na fé é que não fizessem guerra contra o jovem Timóteo, mas que dentro do possível mantassem a paz com ele, como convém a santos.

PARA QUE VENHA TER COMIGO. Esta frase de Paulo nos remete a pensar que Timóteo estava em outro lugar, mas que passaria pela cidade de Corinto para então, depois ir ao encontro do apóstolo dos gentios. Mas também essa pode ser uma estratégia de Paulo, no sentido de que seus leitores considerassem que Timóteo, logo que saísse de Corinto iria ter com Paulo para contar tudo que aconteceu com ele naquela igreja.

POIS O ESPERO. Como Paulo era bastante organizado em seu ministério, juntamente com seus cooperadores, tudo indica que as coisas e fatos eram previamente planejados. Desta forma, o apóstolo já tinha em suas previsões a chegada de Timóteo a sua presença, possivelmente em Éfeso, com um relatório detalhado de tudo que estava acontecendo com a igreja de Cristo na importante cidade de Corinto.

COM OS IRMÃOS. O escritor tem esperança de que as coisas com Timóteo e os líderes de Corinto transcorram em paz e em perfeito estado de harmonia, no sentido de que seu filho na fé, Timóteo faça um bom trabalhos nesta sua missão. Se assim as coisas transcorressem, alguns dos líderes ou representantes da comunidade cristã de Corinto teriam a oportunidade de acompanhar a Timóteo até a cidade de Éfeso, onde se encontrava o apóstolo dos gentios, ou onde quer que ele se encontrasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...