terça-feira, 17 de julho de 2018

1 Coríntios 16:13-14

1 Coríntios 16:13-14 - Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.
VIGIAI. Muita coisa estava acontecendo na igreja de Corinto, que estava tirando a atenção dos irmãos, no sentido de que eles estavam realmente fora dos ensinos transmitidos por Paulo, quando da fundação daquela comunidade cristã. É bem provável que, os irmãos estivessem mais dando ouvidos aos hereges que apareciam naquela comunidade cristã, do que aos verdadeiros servos de Deus. Além de que os falsos mestres gnósticos estavam ganhando terreno, se infiltrando naquela igreja.

ESTAI FIRMES. Como o escritor era o pai na fé dos seus leitores, com zelo e amor, se dirige a eles, no sentido de lhes alertarem sobre os devidos cuidados que deveriam tomar para não serem iludidos com aqueles que transtornavam o evangelho de Cristo. O cuidado de Paulo era para que os seguidores de Cristo em Corinto não se desviassem do evangelho, até que o missionário chegasse até eles pessoalmente em breve.

NA FÉ. Desde as pregações evangelísticas, bem como todos os ensinos transmitidos por Paulo por meio do discipulado visava à construção de crenças verdadeiras no verdadeiro evangelho da nova dispensação da graça de Deus. Portanto, o apóstolo dos gentios esperava que os irmãos não largassem a fé genuína, que teve como fundamento o evangelho libertador, de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

PORTAI-VOS VARONILMENTE. O autor desta carta fala de maneira séria com seus leitores, os chamando a responsabilidade que tinham como homens de Deus que confessavam ser. Os inimigos do evangelho que estavam infiltrados na igreja cristã de Corinto estavam metendo medo nos líderes locais, ao ponto de Paulo alertá-los a agirem como homens, e não como moleques de calças curtas. Essa reclamação da parte do escritor nos faz perceber que os irmãos estavam sendo vencidos.

E FORTALECEI-VOS. Medo era o que provavelmente estava prevalecendo entre as principais lideranças da igreja local de Corinto. Não há dúvida que os adversários da obra de Deus naquela igreja eram pessoas influentes e poderosas da sociedade, ao ponto de fazerem pressão contra os irmãos e os enfraquecerem. Mas como Paulo já havia vencido aos inimigos do evangelho, ele anima os irmãos a que lutem pela igreja.

TODAS AS VOSSAS COISAS. A obra de Deus não podia desmoronar, nem os serviços da igreja caírem por terra. Os irmãos que faziam parte de verdade da igreja do Senhor Jesus em Corinto tinham que tomarem uma posição em darem continuidade ao que Paulo havia começado. O que os inimigos do cristianismo desejavam era acabar com a igreja cristã em Corinto, por isso que semeavam suas heresias pagãs a todo momento.

SEJAM FEITAS COM AMOR. A mensagem destes dois versículos fica bem clara, no sentido que, os líderes do cristianismo em Corinto estavam sendo relapsos quanto a fazerem a obra de Deus de forma digna. Desta forma, Paulo chama a atenção dos seus filhos na fé para que executassem os serviços da igreja de Cristo com amor e dedicação. Se as lideranças da igreja não demostrarem zelo pela obra de Deus, consequentemente os demais membros comuns do rebanho irão todos desistirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...