segunda-feira, 2 de julho de 2018

1 Coríntios 16:2

1 Coríntios 16:2 - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA. Não há dúvida que o escritor esta se referindo ao domingo, como primeiro dia da semana. Em nosso país, aparentemente o primeiro dia da semana seria a segunda-feira, e o sábado e o domingo são considerados como final de semana. O domingo era um dia propício para a arrecadação dos donativos, porque efetivamente era o dia em que toda a igreja se reunia para celebrar e adorar ao Senhor na beleza de sua santidade. Este também era conhecido como o dia do Senhor.

CADA UM DE VÓS. Realmente, Paulo solicitava a participação de toda a igreja neste serviço de ação social em prol dos irmãos carentes de Jerusalém e da Judeia, porque estas doações feitas nas igrejas gentílicas funcionavam como a prática do amor fraternal ensinado pelo Senhor Jesus. Como a igreja de Corinto era uma comunidade cristã de boas posses financeiras, desta forma, Paulo desejava a participação de todos.

PONHA DE PARTE. Primeiro, podemos notar que o apóstolo orienta os irmãos de Corinto que não desprezem este seu chamamento, e que de todas as economias dos irmãos, eles separem parte para participarem deste serviço. Depois, ao que tudo indica, haviam os pontos de arrecadação dos donativos, e os líderes locais daquela igreja ficavam na obrigação de organizarem as doações conforme orientação de Paulo.

O QUE PUDER AJUNTAR. Não estar claro que tipo de doações o apóstolo dos gentios solicitava dos seus filhos na fé, se estas doações eram feitas em dinheiro, em alimentos ou poderia ser parte em dinheiro e parte em alimentos. É provável que estas coletas eram feitas de alimentos não perecíveis, que depois eram transportados para o seu destino final, porque Paulo era cauteloso neste trabalho, por conta de seus inimigos.

CONFORME A SUA PROSPERIDADE. Como fundador daquela comunidade cristã, Paulo sabia de que poderia fazer uma grande campanha de ação social em prol das igrejas da Judeia, porque os seus leitores eram pessoas de boas posses financeiras. Mas também aprendemos neste texto que, os que tinham menos posses não deveriam se sacrificar fazendo algo que não tinham condições de fazer. Neste caso, Paulo iria compreender.

PARA QUE NÃO SE FAÇA A COLETA. Geralmente, quando o apóstolo dos gentios determinava um trabalho deste em uma igreja local ou em uma determinada região, ele enviava um dos seus amigos de ministério para organizar as coisas, ou até mesmo uma delegação. Na segundo carta aos Coríntios, ficamos sabendo que Paulo enviou a Tito como responsável por esta coleta, mas com ele enviou também outros irmãos.

QUANDO EU CHEGAR. O autor desta carta esteve aproximadamente um ano e meio na fundação desta igreja em Corinto. No entanto, como ele era um missionário transcultural, depois teve que partir para outras regiões da grande Acaia, a fim de fundar outras igrejas. Porem, dados os muitos problemas surgidos na igreja de Corinto, bem como a investidura deste trabalho de ação social, agora, Paulo sente o desejo de retornar aquela comunidade cristã, além de esta realmente com saudades dos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...