sexta-feira, 27 de julho de 2018

Romanos 1:2


Romanos 1:2 - O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras.
O QUAL. O qual se refere a Deus. O Senhor faz tudo há seu tempo, porem, fala o que há de acontecer antes mesmo de se cumprir. A vinda do Messias já estava programada desde a eternidade, isso porque o Deus Onisciente é organizado em seus projetos, ainda que os homens não entendam isto. Dentro da organização do seu reino Deus planeja e executa os seus propósitos conforme o seu beneplácito. No cronograma das realizações de Deus não tem nada por acaso, tudo é projetado inteligentemente segundo o seu querer. Deus é a sabedoria em essência e a manifestação absoluta da inteligência. Nada esta fora do alcance do seu saber nem passa despercebido sem que ele tome conhecimento. O governo e o domínio de Deus podem ser vistos em tudo.

ANTES. As coisas que aconteceram com a vinda de Cristo, já haviam sido profetizadas pelo Senhor. As boas novas do evangelho de Cristo não era uma invenção dos escritores do Novo Testamento, elas já estavam incorporadas nos escritos de Moisés, nos Salmos e nos demais profetas também. O escritor aos Hebreus deixou registrado: Deus falou antigamente aos pais pelos profetas. Muitos são os autores messiânicos que foram inspirados pelo Espírito de Deus para narrar os fatos que ainda iam acontecer na vinda do Filho de Deus, Cristo Jesus. Tudo estava programado no coração de Deus, que com sabedoria e inteligência faz acontecer o que lhe apraz.

PROMETEU. Examinando cuidadosamente o conteúdo messiânico do Velho Testamento, descobrimos que Cristo realmente é o enviado de Deus, prometido nas Sagradas Escrituras. Quando na queda da raça humana por meio de Adão e Eva, o Senhor já antecipava a derrota do inimigo de Deus, quando o Senhor prometeu um redentor da descendência da Mulher (Gênesis 3:15). Usando o profeta Isaías Deus confirma a promessa ao afirmar: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

PELOS PROFETAS. Vários profetas foram instrumentos do Espírito de Deus para escreverem sobre a vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo. Moisés como profeta do Senhor escreveu de que o Messias viria como profeta enviado e ungido do Deus de Israel (Deuteronômio 18:15,18). Davi também profetizou que ele, o Cristo, viria como sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:4) Isaías usado como profeta do Senhor escreveu sobre Cristo como o Servo sofredor (Isaías 53:1-7).

NAS SANTAS ESCRITURAS. Precisamos ter esta consciência de que as Escrituras Sagradas são santas, com a ressalva de não sermos praticantes da bibliolatria, ou seja, a Escritura nunca pode estar acima de Deus. Elas são santas porque contem a palavra de Deus e por conter a palavra de Deus, tudo que provem de Deus é a mais pura verdade. Paulo está explicando aos seus leitores de que as promessas de Deus sobre a história de Cristo Jesus já estava registradas nas Sagradas Escrituras mais antigas. As Escrituras foram inspiradas pelo Espírito Santo de Deus e reveladas aos seus servos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...