sexta-feira, 13 de julho de 2018

1 Coríntios 16:10

1 Coríntios 16:10 - E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também.
E, SE. O autor nos passa a informação, ainda que de maneira subliminar de que ainda estava convencendo a seu filhos na fé, Timóteo, a ir na frente, visitar aquela comunidade cristã em Corinto. Ou o próprio Timóteo estava relutando em viajar até aquela igreja, porque estava informado de que em Corinto havia um volume muito grande de dificuldades, ao ponto dele ser consciente de não ter condições de resolvê-los. Há quem diga que Timóteo foi, mas realmente não pode resolver os problemas.

TIMÓTEO FOR. Timóteo era filho de mãe judia, mas de pai grego. Desde a mais tenra idade que foi instruído no judaísmo pela sua mãe Eunice e por sua vó Loide, no entanto, nunca foi convencido de que efetivamente deveria ser um verdadeiro discípulo da tradicional religião de Israel. Mas tendo ouvido por meio de Paulo o evangelho de Cristo, nasceu de novo e se tornou ministro do evangelho de Cristo.

VEDE QUE ESTEJA. Um turbilhão de divisões estava ocorrendo naquela igreja fundada por Paulo em Corinto, porque depois que Paulo se ausentou daquela igreja, vieram outras lideranças que desejavam ser mais importantes do que Paulo, como lideranças locais daquela comunidade cristã. E Timóteo sabendo do partidarismo prevalecente naquele lugar, se sentia receoso em ter que lidar com tantos problemas.

SEM TEMOR CONVOSCO. Ao que nos chega ao conhecimento, os irmãos de Corinto não tomaram este conselho do apóstolo Paulo e não se sabe por qual motivo, mas esta possível visita de Timóteo não foi bem sucedida. Ficamos sabendo pela segundo carta de Paulo aos Coríntios que Tito, esse sim, depois que Timóteo retornou, foi até a cidade de Corinto, fez o que tinha que ser feito, por recomendação de Paulo, e preparou a chegada posterior do fundador daquela complicada comunidade cristã.

PORQUE TRABALHA NA OBRA. Em suas campanhas evangelísticas, o apóstolo dos gentios pregou o evangelho das boas novas para Timóteo, e o jovem deu crédito à mensagem de libertação sobre a nova dispensação da graça. Tendo Paulo recebido como filho na fé a Timóteo, cuidou em prepara-lo para o ministério, como um bem jovem ministro do evangelho. Portanto, Timóteo estava à disposição de Paulo.

DO SENHOR. Trabalha na obra do Senhor. Esta é uma colocação feita por Paulo que deixa qualquer ministro verdadeiro do evangelho muito feliz, ao saber que estar à disposição do reino de Deus e de Cristo. Mas também serve de alerta para alguns que acham que a igreja é propriedade exclusiva dele, e não de Cristo Jesus, que a comprou com seu sacrifício de Amor. A obra é de Cristo e os ministros são de Cristo também.

COMO EU TAMBÉM. O apóstolo dos gentios, mais do que qualquer outro dos apóstolos, foi um gigante nas missões transculturais no mundo gentílico de sua época. Fundou inúmeras comunidades cristãs no mundo civilizado daquele tempo, mas não trabalhava sozinha na obra do Senhor. Para dar conta do prospero ministério, o escritor desta carta montou uma estrutura ministerial robusta, da qual com muita honra também fazia parte Timóteo. Timóteo representava a Paulo nas muitas igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...