sábado, 14 de julho de 2018

1 Coríntios 16:12

1 Coríntios 16:12 - E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião.
E, ACERCA DO IRMÃO. Apolo era na realidade um amigo de ministério de Paulo e também um emissário do apóstolo dos gentios, servindo a igreja de Cristo como cooperador de Paulo nas igrejas fundadas no mundo gentílico. Provavelmente, Apolo já havia estado outras vezes naquela igreja, até porque já havia naquela comunidade cristã um partido de Apolo, ou seja, aqueles que o queriam como liderança local.

APOLO. Apolo era um Judeu de Alexandria, muito eloquente, instruído na fé cristã por Áquila e Priscila. Tornou-se poderoso pregador do evangelho em Éfeso e em Corinto. Os veneradores de Apolo eram aqueles que colocavam o saber acima das revelações e da inspiração. O Novo Testamento não contem muitas informações sobre este pregador, no entanto, os teólogos têm especulado muito a respeito de Apolo. Parece que o partido de Apolo ainda existe com os homens do gnosticismo da atualidade.

ROGUEI MUITO QUE FOSSE. Percebe-se o quanto a igreja de Corinto era complicada, porque apesar de Apolo ter sido bem recebido naquela comunidade cristã, porem, teve também em Corinto suas dificuldades, ao ponto de Paulo, neste momento desejar que ele retornasse a Corinto, porem, ele se recusou. Ver-se a humildade de Paulo para com seus companheiros de ministério, ao ponto de oedir e não mandar ou ordenar.

COM OS IRMÃOS TER CONVOSCO. Descobrimos nesta colocação feita por nosso escritor que Timóteo não foi enviado por Paulo sozinha, mas que certamente uma delegação foi preparada para o acompanhar até o destino final de sua viagem. Havia na realidade um bom costume, neste mesmo tempo, em que, os missionários cristãos eram acompanhados pelos líderes locais das igrejas até a próxima cidade de destino.

MAS, NA VERDADE, NÃO TEVE VONTADE DE IR AGORA. Se na verdade, Paulo estava escrevendo esta sua carta da cidade de Éfeso, e que é muito provável que sim, então, podemos conjecturar que Apolo estava envolvido já com a obra de Deus naquele lugar, ao ponto de mais tarde se tornar uma das proeminentes lideranças da igreja cristã da grande igreja de Éfeso. Em Éfeso, Apolo desenvolveu seu ministério total como líder.

IRÁ, POREM, QUANDO SE LHE OFERECER. Não se sabe ao certo se isso veio a acontecer mais tarde, porque a tradição cristã aponta em direção de que Apolo a partir de então começava a trabalhar em Éfeso, onde mais tarde se tornou uma liderança em potencial na imponente e importante cidade de Éfeso. Neste momento, Apolo iria apenas acompanhando a Timóteo, que nesta missão era o líder da caravana.

BOA OCASIÃO. Ao que tudo indica, apenas acompanhar uma delegação, não era uma boa ocasião para Apolo, ele que havia se tornado uma personagem importante em Corinto, e a prova disto era de que, naquela igreja havia um partido daqueles que defendiam que Apolo se tornasse o líder local de Corinto. Não há dúvida que Paulo fala de uma outra oportunidade em que ele poderia enviar Apolo com uma missão mais importante a ser realizada na igreja de Corinto, o que não se sabe se houve mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...