quarta-feira, 18 de julho de 2018

1 Coríntios 16:15-16

1 Coríntios 16:15-16 - Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos). Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.
AGORA VOS ROGO, IRMÃOS. O autor demostra mais uma vez o quanto era cuidadoso em dar o devido valor aos seus companheiros de ministério. E essa é uma das razões porque ele ficou sendo conhecido por ser um grande líder do cristianismo do primeiro século de nossa era cristã, isso porque zelava pelos que faziam parte do seu círculo de cooperadores. O verdadeiro líder sabe que sozinha não vai a lugar nenhum.

SABEI QUE A FAMÍLIA DE ESTÉFANAS. Provavelmente, Estéfanas era mais um filho na fé do grande apóstolo Paulo, que em suas campanhas missionárias, não sessava de pregar as boas novas do evangelho poderoso e libertador do Senhor Jesus. Estéfanas quer dizer: Aquele que usa coroa, porque é um príncipe. Tendo se convertido juntamente com sua família, foram todos batizados pelo próprio Paulo.

É AS PRIMÍCIAS DA ACAIA. Com isso, o escritor está afirmando que Estéfanas e sua família foram os primeiros que se converteram na grande região da Acaia, mas que também eles tinham um grande valor para o reino de Cristo. Há quem diga que Estéfanas era uma autoridade importante naquela região, e tendo se convertido, foi muito importante no ministério de Paulo, porque facilitou sua penetração com o evangelho em Corinto, Éfeso, Acaia e também na Macedônia, o que Paulo precisava.

E QUE TEM SE DEDICADO. Havia então uma disposição da parte desta família de ajudar a igreja de Cristo, certamente protegendo o rebanho do Senhor para que as perseguições não fossem tão acirradas, o quanto eram em outros lugares. Seja como autoridades políticas, seja no tocante ao envolvimento direto na obra de Deus, esta nobre família tinha um carinho especial pela igreja de Cristo com o intuito de ajudar.

AO MINISTÉRIO DOS SANTOS. Neste caso, os indicativos nos mostram que Estéfanas e sua família estavam diretamente envolvidos na obra de Deus, e como Estéfanas era o líder desta família, é provável que ele fosse um ministro do evangelho ordenado por Paulo para trabalhar na obra do evangelho. Quando se fala dos “santos” não está se referindo a mortos canonizados, mas sim, aos ministros do evangelho de Cristo.

QUE TAMBÉM VOS SUJEITEIS AOS TAIS. Esta colocação feita por Paulo nos remete a pensar que Estéfanas era também uma autoridade política, mas que acima de tudo era uma autoridade eclesiásticas. Ao mesmo tempo, somos levados a pensar que Estéfanas, neste momento fosse um dos lideres locais de Corinto, ou em último caso, o bispo da grande região da Acaia, em que Corinto estava sub sua jurisdição.

E A TODO AQUELE QUE AUXILIA NA OBRA E TRABALHA. Por último, o apóstolo dos gentios declara que Estéfanas e sua família estavam diretamente envolvidos na obra de Deus e trabalhando para o reino de Cristo. Paulo solicita dos seus leitores que estes se sujeitem a todo aquele que faz legitimamente a obra de Deus, e isso, para que os ministros do evangelho possam com satisfação realizarem suas missões e cumprirem seus ministérios em paz. Este é um bom conselho para a igreja de Cristo em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...