terça-feira, 10 de julho de 2018

1 Coríntios 16:5-6

1 Coríntios 16:5-6 - Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia (porque tenho de passar pela Macedônia). E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for.
IREI, POREM, TER CONVOSCO. Paulo já havia deliberado em seu coração ir ter com seus filhos na fé em Corinto. Naquela comunidade cristã haviam muitos problemas a serem resolvidos, questões que certamente surgiram depois que o apóstolo teve que se ausentar para cumprir sua missão transcultural no mundo gentílico. E agora, precisava empreender uma boa campanha de ação social com os irmãos de Corinto.

DEPOIS DE TER PASSADO. Não que a rota fosse obrigatória, de Paulo ter de passar pela Macedônia, mas como ele próprio diz, se lhe abril uma grande porta para que pudesse semear as boas novas de Cristo. Esta colocação feita por Paulo gerou certo desconforto na igreja de Corinto, porque seus opositores chegaram a agitar as águas por lá, afirmado que o apóstolo não dava prioridade aos seus filhos na fé em Corinto.

PELA MACEDÔNIA. Nesta época em que o apóstolo se refere a esta região, segundo os historiadores, faziam parte desta mesma região as cidades de Filipos, Beréia, a capital da colônia romana, chamada pelo mesmo nome da região entre outras. Na sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo fala o contrário do que ele diz nesta sua carta, não se sabe o motivo da mudança de plano. 2 Coríntios 1:15 - E por vós passar à Macedônia, e da Macedônia ir outra vez ter convosco, e ser guiado por vós à Judéia.

PORQUE TENHO DE PASSAR PELA MACEDÔNIA. Não há dúvida que o coração do apóstolo dos gentios estava voltado para aquela região, a fim de fazer grandes campanhas evangelísticas naquele lugar. Quando Paulo saiu de Jerusalém em sua segunda visita, ele levou consigo o firme propósito de semear as boas novas do evangelho de Cristo em todas as partes do mundo gentílico civilizado de sua época.

E BEM PODE SER QUE FIQUE CONVOSCO. O que o escritor deseja era primeiro cumprir uma importante missão na região da Macedônia, e depois disto partir para Corinto, com uma consciência mais tranquila, porque assim poderia passar mais tempo com os irmãos daquela comunidade cristã. Conforme os comentaristas afirmam, efetivamente isso foi feito, apesar de surgirem algumas perseguições contra ele em Corinto.

E PASSE TAMBÉM O INVERNO. As principais atividades de Paulo quanto a sua missão no reino de Cristo eram realmente fazer grandes campanhas evangelísticas por onde passava, no entanto, sempre foi muito difícil fazer tais trabalhos debaixo de chuva. Como durante aproximadamente um ano e meio Paulo havia evangelizado em Corinto, agora, certamente iria se dedicar mais aos trabalhos de discipulado e de ensino.

PARA QUE ME ACOMPANHES AONDE QUER QUE EU FOR. Na segunda carta, o apóstolo fala em fazer mais uma visita a Judeia, e com mais precisão a Jerusalém, quem sabe levando a grande doação das igrejas em favor dos irmãos em Israel. Era um costume das igrejas gentílicas fundadas por Paulo, sempre que ele fosse sair de uma cidade para outra, os seus filhos na fé o acompanhar por uma longa jornada e em alguns casos até o destino final de sua viagem, como sinal de apoio aos seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...