quarta-feira, 11 de julho de 2018

1 Coríntios 16:7-8

1 Coríntios 16:7-8 - Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes.
PORQUE NÃO VOS QUERO AGORA VER. Nesta passagem bíblica se percebe o grande apreso que Paulo tinha pela igreja cristã de Éfeso. Seus opositores naquela comunidade cristã o acusavam de que o apóstolo não gostava dos irmãos, porem, isso não representava a realidade. O problema era que, como missionário transcultural, Paulo não podia ficar somente em Corinto, Mas tinha que viajar sempre e sempre.

DE PASSAGEM. O desejo do autor desta carta era se demorar por um bom tempo em Corinto, até para suavizar as demandas que haviam naquela igreja, que na verdade eram muitas. Não há dúvida que Paulo queria também matar a saudade de cada um dos seus filhos na fé, além de completar aquilo que na sua primeira estadia naquele lugar não foi possível realizar. Portanto, já era firme o propósito dele viajar a Corinto.

MAS ESPERO FICAR CONVOSCO. Como o apóstolo dos gentios era uma das lideranças da igreja primitiva mais perseguida, então, ele já ficava na expectativa de que poderia surgir algum tipo de dificuldade em Corinto. O desejo do apóstolo era poder desfrutar da companhia dos seus filhos na fé, mesmo sabendo que naquela comunidade cristã haviam muitos adversários, e com isso, poderiam vir e surgir algumas perseguições.

ALGUM TEMPO. No primeiro momento, quando da fundação daquela comunidade cristã, o escritor pode ficar com os seus filhos na fé por aproximadamente um ano e meio, certamente em suas campanhas de evangelização e discipulando os novos convertidos. Nesta visita de Paulo aquela igreja, não se sabe quanto tempo ele ficou com os irmãos, nem mesmo o Dr. Lucas deixou registrado no livro de Atos dos apóstolos. Além de que ainda houve uma terceira visita de Paulo a cidade de Corinto.

E SE O SENHOR O PERMITIR. Nesta colocação feita pelo nosso autor, se percebe a sua completa dependência de Cristo em tudo. Um dos problemas levantados por alguns comentaristas é que estavam ocorrendo perseguições com Paulo na cidade de Éfeso, e ele sabia da gravidade das dificuldades, e com isso, ele apelava para Cristo que o pudesse guardar dos seus inimigos, a fim de permanecer naquele lugar por uns dias.

FICAREI, POREM, EM ÉFESO. Especulações se postam de onde Paulo escreveu esta sua carta, porem, este é de fato um forte indicativo de que Paulo escreveu esta sua epístola quando se encontrava em Éfeso. A cidade de Éfeso era para Paulo um ponto estratégico na evangelização da Ásia Menor, assim como Filipos era quanto a Europa. Fala-se que este mesmo apóstolo teve de enfrentar dois aprisionamentos em Éfeso.

ATÉ AO PENTECOSTES. O pentecostes era uma festa exclusivamente judaica, mas que passou a ser importante para o cristianismo como a inauguração da nova dispensação do Espírito de Deus para a igreja de Cristo. Esta celebração acontecia cinquenta dias depois da comemoração da páscoa. Para o cristianismo, no capítulo dois de Atos dos Apóstolos mostra que ficou sendo conhecido como o dia do derramamento do Espírito Santo de Deus sobre a igreja de Cristo Jesus, e o cumprimento da promessa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...