quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:15

1 João 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
NÃO AMEIS. Nestes próximos três versículos que temos a nossa frente, o autor aborda temas importantíssimos que fazem a diferença entre os que verdadeiramente são convertidos e os que estão na igreja apenas como religiosos, mas que ainda, não assumiram um compromisso real de fidelidade com o evangelho da libertação. Assim como no tempo da lei, a nova dispensação requer dos seguidores do cristianismo posições coerentes com as doutrinas defendidas pelo evangelho da verdade.

O MUNDO. Quando o apóstolo recomenda que os seus leitores não podem nem devem amar o mundo, é a mesmo coisa que ele dizer que, todo aquele que se convertem dos seus maus caminhos, tem que mudar de vida e de direção na sua caminhada. O próprio Senhor Jesus, ensinou de que, ninguém tem como servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ou outro, ou vice-versa. Quem ama o mundo, por meio de suas atitude e práticas, termina aborrecendo a Deus.

NEM O QUE. O que se espera de quem de fato aceitou a Cristo Jesus como Senhor e Salvador é que este ande em novidade de vida, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Se converter ao verdadeiro cristianismo é ter sua vida guiada pelas crenças estabelecidas nos termos da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo. Desta forma, o seguidor de Cristo, não faz mais a sua própria vontade, nem é dominado pelas forças terrenas, mas sim, pela vontade soberana de Deus.

NO MUNDO HÁ. Estas coisas que no mundo há, e que não devem ser o objeto do amor dos servos de Cristo são justamente, aquelas coisas que prejudicam a comunhão entre o seguidor do evangelho e o seu Deus. Renúncia é a palavra certa para estabelecer o padrão ideal na vida de quem rompe com o mundanismo para buscar as coisas de Deus. E santidade é o termo que deve prevalecer nos pensamentos, nas palavras e nas práticas daqueles que buscam agradar ao Criador. No mundo há muitas coisas ruins.

SE ALGUÉM AMA O MUNDO. O escritor usa o “se” de forma condicional, porque ele certamente ver que existem alguns dos seus leitores que talvez exercesse sua fé de maneira dúbia, quando na verdade, o evangelho diz que, o justo viverá da sua fé, e esta fé é representada pela certeza, convicção e confiança. Ninguém tem como dizer que serve a Cristo, mas, ao mesmo tempo ama as coisas deste mundo enganador.

O AMOR DO PAI. Este amor do Pai só esta derramado na vida de alguém, quando este alguém rompe com o mundanismo, e faz uma aliança de amar também ao Pai acima de qualquer coisa. Este amor do Pai é a sua bondade infinita para com a igreja de Cristo e sua misericórdia que está disponível para o pecador. Além do mais, este amor do Pai foi manifesto aos homens, quando o Senhor enviou o seu Filho Jesus, o Cristo.

NÃO ESTÁ NELE. A prova substancial, dentro deste texto, de que o amor de Deus está sobre a vida de uma pessoa, é quando essa mesma pessoa renuncia as coisas que o mundo oferece, para ser uma nova criatura em Cristo Jesus, buscando o reino dos céus e as coisas que são de cima. Se alguém não renuncia o mundo é apenas um religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...