segunda-feira, 25 de abril de 2016

1 João 2:17

1 João 2: 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
E O MUNDO. Tudo que há no mundo, desde o material orgânica mais resistente até o mais frágil há de passar, porque deixará de existir um dia, por tudo que há de suceder com os fatos escatológico já previsto pelas profecias. Jesus falou que neste mundo, não ficará “pedra sobre pedra” que não seja destruído, e certamente é a mesma linguagem que João usa neste ponto de sua carta, para explicar aos seus leitores, que tudo que há no planeta terra é transitório, passageiro e temporal.

PASSA. Até mesmo aqueles que chegaram a ler esta missiva do apóstolo, e que eram verdadeiramente convertidos ao cristianismo, estavam de passagem por essa terra, até porque, os filhos de Deus, diz o evangelho das boas novas, são peregrinos e forasteiros na terra. Como também, as tribulações, as aflições e perseguições impetradas pelos inimigos do evangelho contra a igreja de Cristo, era algo passageiro, porque quando Cristo voltasse tudo isso seria efetivamente coisa do passado.

E AS SUA CONCUPISCÊNCIAS. No versículo anterior o autor escreve justamente sobre tais concupiscências, que são prejudiciais a boa comunhão com o Pai, ao mesmo tempo em que aconselha aos seus leitores a não darem lugar a estas atitudes e sentimentos desta vida. Todos os desejos carnais e os atrativos que o mundo mostra aos servos de Cristo são coisas desta esfera de vida, quando os remidos saírem deste mundo pela posse da salvação, nada disso vai prevalecer na vida eterna em Cristo.

MAS AQUELE. No entanto, porem, todavia, há uma mudança de status para os que assumem compromisso de fidelidade com o reino de Deus, e que só pensam nas coisas que são de cima. O escritor se refere aqueles que renunciam as coisas que há no mundo para viverem uma vida diferente, com um estilo de vida que em tudo magnifique o nome de Cristo Jesus. Os que nasceram de novo e que são novas criaturas em Cristo Jesus, já não fazem mais o seu próprio querer, mas sim o de Deus.

QUE FAZ A VONTADE. Os que vivem conforme as concupiscências da carne, dos olhos, e a soberba da vida, bem como todos aqueles que amam ao mundo e tudo que nele há, andam na contramão dos desígnios para os quais foram criados. Mas, aquele que deseja herdar a salvação e tomar posse da vida eterna, em tudo, procura fazer a vontade do Pai, cumprindo assim seus planos, que são os melhores para todos.

DE DEUS. De acordo com o pensamento geral do Novo Testamento, este Deus sobre o qual o autor se reporta, diz respeito ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Porque tudo que o Velho Testamento fala sobre o Deus de Israel, no Novo Testamento, pode ser atribuído ao Deus filho e Deus Espírito Santo. Até porque, o estudo criterioso do Velho Testamento já revelava essa relação da Trindade Divina.

PERMANECE PARA SEMPRE. É aceito o conceito de que Deus é eterno. Porem, pouco se discute sobre a eternidade futura dos homens, quando na verdade, o evangelho defende que, o ser humano é eterno em sua dimensão espiritual. E essa frase nos fala sobre a vida eterna dos remidos de Cristo, o que o evangelho chama de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...