quarta-feira, 27 de abril de 2016

1 João 2:24

1 João 2:24 - Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
PORTANTO, O QUE DESDE O PRINCÍPIO. O apóstolo não se refere aos escritos ou as tradições religiosas dos judeus, porque geralmente, quando os escritores do Novo Testamento se reportam aos escritos do judaísmo, eles as chamam de Escrituras. Mas, João se dirige as pregações e ensinos transmitidos por ele próprio bem como pelos demais apóstolos do Senhor, como também as demais lideranças do cristianismo primitivo, todos que receberam a incumbência de Cristo de pregarem o evangelho.

OUVISTES. De um lado, podemos dizer que tudo começou com João Batista e com o Cristo de Deus, depois, os apóstolos abraçaram a missão de evangelizar, cumprindo assim o ide imperativo de Cristo, e por fim, neste mesmo tempo, o Espírito Santo já havia comissionado milhares de missionários e pregadores itinerantes para semearem as boas novas do evangelho de Cristo. Do outro lado, como ouvintes, estavam os leitores de João, e todos os sedentos para ouvirem a palavra de Deus.

PERMANEÇA EM VÓS. Percebe-se o intuito conservador do apóstolo, no sentido de que seus leitores permanecessem firmes nos ensinos até então transmitidos pelos mensageiros do evangelho. Neste mesmo período, os judaizantes semeavam suas metáforas artificiais, na tentativa de confundir a mente dos novos convertidos e os cristãos duvidosos, buscando contrariar de que, Jesus não era o Messias prometido. Como também os falsos mestres gnósticos procuravam dizer que Jesus não era o Cristo.

SE EM VÓS PERMANECER. João, assim como as lideranças do cristianismo primitivo, não agiam de forma autoritária sobre os seguidores do evangelho, mas sim, de maneira democrática, por isso que ele fala de forma condicional. É como se o escritor lhes dissessem: Tudo depende da boa vontade e disposição de vocês para continuarem dando crédito ao que já ouviram a respeito de Jesus, o Cristo. O evangelho não é impositivo como a legislação de Moisés, mas o evangelho é democrático e optativo.

O QUE DESDE O PRINCÍPIO OUVISTES. O autor repete a mesma frase que já havia citado anteriormente para descrever as ações dos líderes cristãos, em anunciarem as boas novas do evangelho em todas as partes do mundo civilizado de sua época. E os leitores de João eram discípulos de Cristo por terem sidos alcançados pela mensagem de salvação, transmitidas pelos pregadores itinerantes e missionários.

TAMBÉM PERMANECERÁ NO PAI. Apesar de os judaizantes estarem em atividades frenéticas na tentativa de dividir a opinião dos novos convertidos e mais fracos na fé. Bem como os falsos mestres gnósticos se utilizarem das suas mais diversas fórmulas filosóficas para confundir os cristãos, eles que precisavam se firmar em suas convicções e fé em Deus. Firmeza é a palavra de ordem para permanecer no Pai.

E NO FILHO. Todos aqueles que aceitam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a fazer parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja amada e remida. Estar no Filho de Deus é ser seu discípulo e seguidor para o resto da existência, na terra e no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...