quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:9-10

1 João 2:9-10 - Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
AQUELE QUE DIZ QUE ESTÁ NA LUZ. O autor se refere ao testemunho que se dava por aqueles que se diziam cristãos. Como era um momento de expansão do cristianismo no mundo, muitas pessoas se diziam ser seguidoras do evangelho e que conheciam a Deus, como discípulos de Cristo, seguindo seus passos. Está na luz, conforme o pensamento do nosso escritor era viver de conformidade com as verdades do evangelho das boas novas, seguindo e obedecendo as doutrinas cristãs.

E ODEIA. Nesta mesma época, milhares de pessoas, se convertiam ao cristianismo, ao ouvirem as boas novas do evangelho e ao tomarem conhecimento da vida de fé que os verdadeiros cristãos exerciam, mesmo enfrentando, perseguições, prisões e morte. Porem, simplesmente dizer que era filho da luz, não era suficiente, mas, a prova substancial da conversão, era quando alguém tinha a capacidade de perdoar os seus opositores, passando a amar a todos os irmãos, sem rancor nem ódio em seu coração.

SEU IRMÃO. Como a religião de Cristo estava nos seus começos, a grande maioria dos que dela faziam parte se converteram do paganismo para o cristianismo, e estes viveram uma vida de ódio e ira, antes de se converterem, mas que agora, deviam viver pelo elo do amor fraternal. Todavia, pelo que se percebe, alguns ainda não haviam se convertido de verdade, porque nutriam raiva e ódio em seus corações uns pelos outros, quando a regra da lei de Cristo é: Amar uns aos outros como a si mesmo.

ATÉ AGORA ESTÁ EM TREVAS. Muitos daqueles que de princípio foram opositores do evangelho, se converteram ao cristianismo, por verem a firmeza da fé dos que sofriam por amor a Cristo. Temos o caso de Saulo de Tarso, que se transformou no grande apóstolo Paulo. E estas pessoas deviam ser recebidas pela igreja com amor e não com ódio ou sentimento de vingança. Se os líderes da igreja não perdoassem a todos, simplesmente estavam provando que ainda estavam nas trevas e não na luz.

AQUELE QUE AMA SEU IRMÃO. Este é o grande mandamento da legislação de Cristo e todos os seus ensinos tem como base este lenitivo para que a sua igreja viva na prática o amor fraternal. A própria vida do Senhor Jesus foi guiada pela força do amor ao próximo, e quem quiser provar que é um cristão de verdade, assim o faça, exercendo o amor ao seu semelhante, e principalmente aos domésticos da fé.

ESTÁ NA LUZ. Esta é uma expressão que representa em essência uma vida pautada na vontade de Deus e que tem como princípio fundamental guardar os mandamentos do evangelho de Cristo. Alguém só pode dizer que está na luz, se andar como Cristo andou e a capacidade de amar ao seu próximo como a si mesmo. Doutra forma, tal pessoa está se enganando a si mesmo e, portanto, está nas trevas.

E NELE NÃO HÁ ESCÂNDALO. Quem ama ao seu próximo, se esforça ao máximo que for possível para não escandalizar a vida de quem quer que seja. Quem anda na luz, não faz nada de errado, mas sua vida é iluminada pela palavra de Deus, e com isso, pelo seu testemunho, faz é edificar a vida dos outros, e não prejudica a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...