quinta-feira, 28 de abril de 2016

1 João 2:28

1 João 2: 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
E AGORA, FILHINHOS. O autor demonstra sua preocupação com a permanência dos servos de Cristo nos caminhos do evangelho, isso porque o tempo era de muitas perseguições, até porque o período da igreja primitiva foi a época mais difícil para alguém confessar o nome de Cristo como Senhor e Salvador. Este tratamento carinhoso e fraternal pelo qual se dirige aos seus leitores, João comprova mais uma vez que era o apóstolo mais amoroso de todos, é tanto que ele é conhecido como o apóstolo do amor.

PERMANECEI NELE. Assim como muitas pessoas estavam a todo o momento entregando suas vidas aos cuidados de Cristo, ao contrário disto, outros tantos estavam percorrendo o caminho inverso, negando sua fé e se desviando do evangelho. O conselho do apóstolo foi de que, os seus leitores não deixassem os caminhos do Senhor, mas que permanecessem em Cristo. E permanecer em Cristo é além de aceitá-lo como Senhor e Salvador, continuar seguindo as regras estabelecidas pelas boas novas do evangelho.

PARA QUE, QUANDO ELE. Os conselhos de João nesta carta e nos seus demais escritos do Novo Testamento, não eram algo vago ou sem finalidades e objetivos, pelo contrário, seus ensinos direcionam os seus leitores a focarem seus corações e almas na salvação e vida eterna, o que para todos seria confirmada na vinda de Cristo para buscar a sua igreja. O pronome “ele” se refere a Cristo Jesus, ele que prometeu voltar para levar os seus para si mesmo, o que a igreja primitiva esperava que, a qualquer momento acontecesse.

SE MANIFESTAR. Um pouco antes, João escreveu sobre a manifestação do anticristo na terra, que se dará justamente com a saída da igreja deste planeta, para ir morar nas mansões celestiais, em que este opositor de Cristo reinará sobre a terra durante sete anos, mas que por fim será desmascarado pelo Senhor Jesus. Todavia, agora, por meio desta frase, o apóstolo se reporta a manifestação de Jesus Cristo para arrebatar a sua igreja, que ele remiu com o seu sacrifício de amor, porque ele é o Cordeiro de Deus.

TENHAMOS CONFIANÇA. Muitos dos que neste momento da igreja primitiva estavam sendo usados pelas trevas e pelo mau para fazerem oposição ao cristianismo e a igreja do Senhor Jesus, um pouco antes eram aqueles que se diziam também cristãos, mas que apostataram da fé. No entanto, os leitores de João estavam firmes na fé, cheios de confiança que seriam salvos pelo arrebatamento, porque esta era a grande esperança.

E NÃO SEJAMOS CONFUNDIDOS POR ELE. Ser confundido neste caso é não ser digno de participar do arrebatamento da igreja, assim como aqueles que apostataram da sua fé, já não tinham mais confiança nem esperança de que seriam participantes do arrebatamento. A volta de Cristo para buscar a sua igreja, e levar para si os seus remidos, funciona como um tipo de julgamento ou tribunal de salvação ou reprovação.

NA SUA VINDA. A igreja primitiva vivia sob a expectativa da volta eminente do seu Cristo, para efetuar o arrebatamento. O próprio Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos de que voltaria para levar para si mesmo os seus seguidores e remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...