quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:6

1 João 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
AQUELE. No tempo da igreja primitiva, não era nada fácil para alguém confessar a Cristo como Senhor e dizer que era um seguidor do Cristianismo, isso porque, essa decisão tinham várias consequências, tais como: Ter que enfrentar os judaizantes, os falsos líderes das seitas do paganismo, bem como o império romano. Assim sendo, somente os verdadeiros cristãos tinham peito para enfrentarem as dificuldades por amor a Cristo. Diferente nos dias de hoje, que até certo ponto é status ser evangélico.

QUE DIZ. Certamente o apóstolo se refere á confissão pública, e não aqueles que se dizem seguidores do evangelho, mas no anonimato, que a título de hoje, é o que mais tem. Jesus falou que, aquele que o negasse diante dos homens, também seria negado diante de Deus e dos seus anjos. Mas, aqueles que o confessasse publicamente diante dos homens, Cristo também daria testemunho a seu respeito diante do Pai, lá nos céus. Hoje, muitos confessam, mas depois o negam se desviando do evangelho.

QUE ESTÁ. Está em Cristo, é confessar publicamente que ele é seu Senhor e Salvador, é viver como ele viveu, é andar como ele andou, é ter a mente de Cristo e pensar como ele pensa. Para que alguém possa dizer que está em Cristo, essa pessoa tem que nascer de cima, pelo poder do Espírito Santo e ser regenerado pelo evangelho da libertação, é se converter verdadeiramente dos seus erros já praticados e ser transformado em uma nova criatura, para uma nova vida em Cristo Jesus, o Salvador.

NELE. O escritor se refere ao Messias prometido e enviado por Deus, ele que também é o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens ou Deus com os homens, o servo sofredor, do qual tanto falaram os profetas da velha dispensação. Pedro fala sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio na plenitude dos tempos para resgatar para si mesmo a sua igreja remida que ele comprou com seu sacrifício de propiciação, e com isso, realizar a reconciliação entre Deus e os homens por meio da redenção e da paz.

TAMBEM DEVE. Esta frase faz uma interligação entre o que se diz e o que si faz, entre a confissão e a prática daquilo que se diz ser. No tempo das perseguições da igreja primitiva, alguém poderia ser pressionado a negar o nome de Cristo publicamente, porem, quando as testemunhas eram ouvidas, terminavam confessando que tal pessoa, mesmo dizendo que não era cristã, mas vivia como seguidora do evangelho.

ANDAR COMO. Esta é uma metáfora que representa o modo de vida, daqueles que se diziam seguidores do cristianismo. Para a época em que esta carta foi escrita, era o mesmo que dizer que uma pessoa era discípulo de Cristo, porque buscava seguir os seus passos, de conformidade com os seus ensinos. O seguidor do Senhor Jesus é aquele que procura de maneira digna imitar o modo de vida que o Mestre viveu.

ELE ANDOU. O grande Mestre, Jesus de Nazaré fez a diferença no meio da sociedade da qual ele fazia parte, porque buscou realizar a vontade de Deus em tudo que falava e fazia. Ele renunciou as coisas deste mundo enganador para cumprir fielmente o plano de Deus, e por isso que se dedicou absolutamente ao reino do Pai. Da mesma forma, quem desejar ser seu discípulo, deve renunciar ao mundo e se dedicar para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...