quarta-feira, 20 de abril de 2016

1 João 2:8

1 João 2:8 - Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
OUTRA VEZ VOS ESCREVO. O apóstolo prefere ser repetitivo em seus escritos, do que ver seus leitores sem o devido conhecimento da verdade. A ignorância ou a falta do conhecimento da verdade é que torna o ser humano ateu, incrédulo e ímpio, por isso que João se esforçava o máximo para que seus ouvintes e leitores saíssem das trevas e mergulhassem no mundo da luz, pelo conhecimento de Cristo e a prática do amor fraternal. João teve uma participação grandiosa nos escritos do Novo Testamento.

UM MANDAMENTO NOVO. E dentro dos seus escritos ele sempre buscava transmitir seus ensinos sobre o bom comportamento de comunhão fraternal, que os seguidores de Cristo devem praticar. Este novo mandamento a que se refere o autor, diz respeito ao segundo mandamento da lei de Cristo, onde o primeiro é: Amarás ao Senhor teu Deus acima de qualquer coisa, e o segundo é: E ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos, Jesus explicou que depende a lei e os profetas.

QUE É VERDADEIRO. O mandamento do amor fraternal é verdadeiro, porque nos escritos de Moisés ele contracena em todo o seu conteúdo como o meio sublime de convivência entre os filhos de Israel. Da mesma forma, os profetas pregaram sobre o mesmo, como algo indispensável para a união do povo de Deus. E no Cristianismo, o amor fraternal é a base de sustentação da igreja remida, até porque o que torna a igreja de Cristo um mesmo povo é justamente a unidade pelo vínculo da paz cristã.

NELE. O apóstolo fala sobre Cristo Jesus, o Filho de Deus, ele que foi a manifestação do mais forte amor de Deus pela humanidade e principalmente pela igreja de Cristo. Tudo que o Cristo de Deus fez foi impulsionado pelo combustível do amor para com o próximo, e como sendo o Messias de Deus, ele veio efetivamente para sofrer em lugar do seu semelhante. Cristo, não somente pregou e ensinou sobre o dever de se amar ao próximo, mas ele fez isso em sua vida e ministério, dando o seu exemplo.

E EM VÓS. A igreja primitiva vivia momentos de muitas dificuldades por conta das perseguições que os opositores do evangelho empregavam contra os cristãos, e com isso, se fazia necessária á união de todos os filhos de Deus, a fim de se ajudarem mutuamente. Como o apóstolo conhecia bem todo o povo de Deus, ele confirma e dá testemunho de que os ensinos transmitidos por ele sobre o amor fraternal eram reais.

PORQUE VÃO PASSANDO AS TREVAS. João se refere as grandes mudanças que o cristianismo estava impetrando nas sociedade civilizadas do primeiro século da era cristã. Quanto mais pessoas se convertiam ao cristianismo, mais o império das trevas estava sofrendo desfalques. Estas trevas sobre as quais o autor escreve dizem respeito a ignorância sofrida por aqueles que se posicionavam contra o evangelho da verdade.

E JÁ A VERDADEIRA LUZ ILUMINA. Finalmente, o apóstolo, que escreveu em visão de águia com profundidade sobre as verdades do evangelho, se refere ao conhecimento dos planos de Deus, mediante o evangelho das boas novas. Este evangelho, que representa a luz do conhecimento, que estava irradiando em todas partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...