segunda-feira, 25 de abril de 2016

1 João 2:20-21

1 João 2:20-21 - E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
E VÓS TENDE A UNÇÃO DO SANTO. O “vós” é enfático, apontando de que os leitores de João eram aqueles que estavam firmes nos caminhos do evangelho e nas doutrinas cristãs. A igreja conta com a direção do Espírito Santo e a força dele para confirmar o cristianismo na terra, como sendo a continuidade da redenção de Cristo para a igreja. Esta unção sobre a qual o apóstolo se refere diz respeito à presença do Espírito Santo na vida dos servos de Cristo, que os tornavam fortes e vencedores.

E SABEIS TUDO. Ataques repetitivos eram feitos contra a igreja de Cristo em todas as regiões do mundo, onde o evangelho confirmava os efeitos da redenção realizada por Cristo, com milhares se convertendo ao cristianismo. Mesmo assim, os verdadeiros seguidores do reino de Deus, mesmo sendo perseguidos, maltratados, e oprimidos, não abriam mão da fé, isso porque eles sabiam das verdades das boas novas do evangelho e que estavam diante da nova dispensação da graça de Deus.

NÃO VOS ESCREVI PORQUE. Essa frase não é uma negação, mas a confirmação de que o apóstolo escreveu para certificar a firmeza dos seus leitores, em seguirem as regras da nova dispensação. Os líderes da igreja primitiva trabalharam com todo entusiasmo e dedicação para espalhar as boas novas do evangelho, de forma que, neste tempo, Cristo já era conhecido em todas as partes do mundo civilizado daquela época. Os escritos do Novo Testamento se espalhavam rapidamente.

NÃO SOUBÉSSEIS A VERDADE. Esta “verdade” sobre a qual João se refere diz respeito a tudo que envolve a nova dispensação da graça de Deus, em que por meio de Cristo e de sua obra de redenção, o Criador estabelece uma nova ordem espiritual, fechando questão no resgate da igreja, como sendo o novo povo de Deus. Esta carta foi escrita para documentar mais ensinos sobre o evangelho, mas que por meio de pregações os líderes da igreja primitiva já haviam espalhado estas verdades, por todos os recantos.

MAS PORQUE A SABEIS. Os leitores de João estavam por dentro de todas as regras estabelecidas por Deus, na nova dispensação da graça, expostas pelo evangelho das boas novas de Cristo. Os líderes da igreja primitiva tiveram o cuidado de cumprirem com responsabilidade e empenho, o ide imperativo de Cristo Jesus, e com isso buscaram levar as boas novas do reino de Cristo em todos os lugares da terra.

E PORQUE NENHUMA MENTIRA. A mentira sobre a qual escreve o apóstolo diz respeito ás fábulas artificiais pregadas pelos judaizantes, tentando negarem de que Jesus era o Messias. Bem como os falsos ensinos dos mestres gnósticos que buscavam negar a encarnação do Verbo de Deus. Além das heresias pagãs, que os líderes das seitas heréticas pregavam tentando distorcer as verdades do evangelho.

VEM DA VERDADE. O escritor faz um ataque direto, em refutar categoricamente as fábulas judaicas, os falsos ensinos gnósticos, e as heresias das seitas pagãs, ao afirmar que tais mentiras não procedem do evangelho da verdade, que fala de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...