segunda-feira, 25 de abril de 2016

1 João 2:19

1 João 2:19 - Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
SAÍRAM DE NÓS. O apóstolo fala de casos recorrentes de apostasia, por parte daqueles que no momento eram opositores da igreja de Cristo, isso porque negaram a mesma fé, que outrora defendiam, com isso aprendemos que desde os começos do cristianismo, pessoas se desviam do evangelho, apostatando de sua fé. Estes mesmos, que passaram a se posicionarem contra o cristianismo, em algum tempo atrás faziam parte da comunidade cristã, mas não da verdadeira igreja espiritual de Cristo Jesus.

MAS NÃO ERAM DE NÓS. Os judaizantes, bem como os farsantes do gnosticismo, como também os líderes das demais religiões pagãs, buscavam infiltrar no meio da comunidade cristã seus agentes, na tentativa de dividir e enfraquecer o cristianismo. Estes mesmos que agora andavam blasfemando de Cristo e acusando e perseguindo os seguidores do reino de Cristo, não faziam parte do rebanho do Senhor, quando se misturaram aos cristão, no íntimo, já haviam as intenções distorcidas de suas metas.

PORQUE SE FOSSE DE NÓS. João e os demais líderes da igreja primitiva, pela experiência que tinham, sabiam quem de fato eram verdadeiramente convertidos á religião do Senhor Jesus. Mas, eles não podiam tirar tais pessoas de dentro da comunidade cristã, porque Jesus havia dito para eles que, não arrancassem o joio, para que assim procedendo, não viessem também a atingir e prejudicar o trigo. Somente Deus é que no momento certo, separar os bodes das ovelhas de Cristo.

FICARIAM CONOSCO. Se estes mesmos que se desviaram dos caminhos do evangelho, fossem de fato convertidos pelo poder da palavra de Deus, e regenerados pela influência transformadora do Espírito de Deus, continuariam junto ao rebanho de Cristo. Quem passa anos servindo a Cristo, sabe que a vida cristã não é nada fácil, porem, mesmo tendo que renunciar quase tudo que há disponível neste plano terreno da vida, vale a pena continuar servindo a Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

MAS ISSO É PARA QUE. O apóstolo põe um divisor de águas, entre os que realmente são verdadeiros seguidores do evangelho da verdade, e os que já haviam apostatado da fé, se declarando opositores do cristianismo. Neste momento para a igreja de Cristo era fato de que precisava se fazer separação entre os bodes e as ovelhas, com o destaque dos verdadeiros líderes cristãos, e a exclusão dos hereges e enganadores.

SE MANIFESTE. O escritor chama a responsabilidade do caráter individual de cada um dos seus leitores para se declararem quem é de fato, servos de Cristo ou instrumento do império das trevas, ao se posicionarem contra o crescimento da igreja e o desenvolvimento do cristianismo na terra. Ao mesmo tempo o escritor alerta para a identificação de partidarismo e divisão em que precisam ser contornados.

QUE NÃO SÃO TODOS DE NÓS. Simplesmente pelo fato de alguém frequentar a comunidade cristã, não significava que alguém tinha o direito de confessar de que era seguidor do evangelho. Fato é que sempre existiu e sempre existirá os chamados falsos cristãos. Cristo falou sobre Joio e trigo, e sobre bodes e ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...